23/01/2026 J Jorge Ferreira
Imaginando a infância de Jesus
Na Bíblia, os evangelistas São Mateus e São Lucas narram alguns acontecimentos da infância de Jesus, desde o anúncio do seu nascimento até quando tinha 12 anos.
Na Bíblia, os evangelistas São Mateus e São Lucas narram alguns acontecimentos da infância de Jesus, desde o anúncio do seu nascimento até quando tinha 12 anos.
Sabias que 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Estes direitos protegem a vida, a liberdade, a igualdade e a dignidade de cada pessoa. Foram escritos num documento chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovado pelas Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948, depois da Segunda Guerra Mundial, para que nunca mais se repetissem tamanhas injustiças e sofrimentos. Já lá vão setenta e sete anos, mas, infelizmente, ainda são uma miragem, em muitas partes do mundo.
Muito antes de Roma sonhar com impérios e de Atenas erguer os pilares da filosofia,
Num verão quente e seco em Portugal, os incêndios destruíram muita flora e fauna, mataram pessoas e deixaram milhões de euros em prejuízos. Agora, vai ser preciso reconstruir a vida das pessoas e dos ecossistemas, replantando flora e reintroduzindo fauna. Para a execução desta tarefa podemos ser chamados todos, e cada um pode contribuir conforme as suas possibilidades.
Tenho reparado na permanente agitação cada vez mais presente na nossa geração. Somos acelerados: a nossa mente não para por um segundo durante o dia inteiro. Acredito que isso se relacione muito com os estímulos permanentes que recebemos.
Imagina uma cidade onde os soldados eram quase super-heróis. Fortes, valentes, treinados desde pequenos para lutar sem hesitar. Essa cidade existiu mesmo e chamava-se Esparta. Na Antiguidade, havia na Grécia várias cidades independentes, chamadas cidades-Estado. Cada uma tinha as suas leis, o seu exército e até o seu modo de viver. Esparta era uma dessas cidades, e durante muito tempo foi das mais temidas de todas.
Neste ano jubilar, todos somos convidados a redescobrir a virtude da esperança, como força com que podemos transformar o mundo, começando por pequenas atitudes na escola.
Procura na tua Bíblia as abreviaturas indicadas ou acede a https://paroquias.org/biblia. Completa as frases.
António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira, irmãos, naturais de São Tomé e Príncipe, formam o duo musical Calema.
O atleta britânico de ultrarresistência William Goodge correu a Austrália de costa a costa, de Perth a Sydney, em 35 dias. A corrida de 3800 quilómetros passou por terrenos acidentados, deserto, terras agrícolas e florestas. Goodge faz provas deste género para arrecadar dinheiro para instituições de caridade contra o cancro, em memória da sua mãe.
O Léo, de 7 anos, era um menino curioso que adorava visitar a avó Rosa. Um dia, depois de brincar no quintal, sentou-se ao lado dela e perguntou:
Peter To Rot nasceu em Rakanui, na ilha de Nova Bretanha, Papua-Nova Guiné, em 1912.
Outubro é conhecido como mês missionário por excelência, porque no seu penúltimo domingo é comemorado o Dia Mundial das Missões. Em acréscimo, neste ano jubilar, vai acontecer no Vaticano, nos dias 4 e 5 de outubro, o jubileu do mundo missionário. Por isso, vamos apresentar-te María del Amor Puche, irmã missionária comboniana, que está em missão em Balama, Moçambique. Balama pertence à diocese de Pemba, na província de Cabo Delgado.
Neste mês de outubro celebramos, no dia 19, o Dia Mundial das Missões. Vivemos num mundo marcado por crises, guerras, solidão e desesperança. Por isso, no contexto do jubileu, queremos reafirmar a nossa vontade de ser uma Igreja viva, em saída, que testemunha a esperança entre todos os povos.
Hipo estava, como de costume, a passear debaixo de água no lago Nakuru, com a cabeça meio submersa e as orelhas de fora, quando ouviu um som que o deixou paralisado.
A tua revista Audácia de setembro é uma agenda escolar atraente e rica de sabedoria, porque apresenta uma colecão de contos africanos.
Médico, padre missionário comboniano e inspirador, assim foi José Ambrosoli. Sétimo de oito filhos, nasceu no norte da Itália em 1925. Depois de uma juventude complicada para completar os estudos por causa da Segunda Guerra Mundial, terminou a licenciatura em Medicina com distinção. Nesta altura, a empresa da sua família tornou-se numa indústria grande em produtos de confeitaria na Itália. O êxito não afetou os seus ideais. Tinha uma sede profunda de Deus e de entregar a sua vida, como médico, ao serviço dos mais necessitados.
Reclusos da maior prisão de Milão, Itália, graças a um projeto de reabilitação chamado Metamorfose, construíram violinos, violas e violoncelos usando destroços dos barcos em que viajaram pessoas que procuraram uma vida melhor na Europa.
Personagens: Narrador, Niame, Malachi, Malena, Malia, Malu, Taú e Mali.
Já sabem que a minha área são as Artes, e, ainda que nesta crónica mencione museus, não é sobre arte, mas sim sobre saúde, e mais especificamente sobre saúde mental, que depois da pandemia se tornou um dos maiores problemas de saúde pública. Sobretudo entre nós, jovens, sujeitos a pressões vindas dos nossos pais, da escola, da própria sociedade.
Ganvié é uma vila na margem do lago Nokoué, Benim, perto da cidade de Cotonou. É a maior vila flutuante com casas sobre palafitas do continente e uma atração turística. Os vinte mil habitantes da apelidada Veneza de África são chamados gente da água. O único meio de transporte é o barco de madeira. É Património Mundial da UNESCO desde 1996.
O filme de animação da Coreia do Sul chamado Arquiteto A apresenta a história de um arquiteto que deixou a sua profissão depois de uma perda pessoal. Um dia, ele conhece uma senhora idosa que pede os seus serviços. Ela quer que ele construa uma casa no local onde ela cresceu. Este arquiteto elabora os seus projetos de uma maneira muito especial: usa materiais associados às memórias dos seus clientes.
Os petiscos de milhete (ouaddai) são muito comuns no Chade.
Quem visita Staten Island, em Nova Iorque, encontra no número 27 da Hyatt Street um dos restaurantes mais admiráveis do mundo: o Enoteca Maria. Os menus de cada fim de semana são pratos tradicionais confecionados por avós de diferentes países, projetados e preparados por encomenda. Já passaram pela cozinha mais de 100 mulheres.