Combonianos Portugal
07/07/2020

Na rota dos sabores

Desde muito jovem, demonstrou interesse e curiosidade enormes pela cozinha, pela conjugação de sabores. Ao seu lado teve uma enorme influência, que foi o seu avô, que lhe ensinou tudo o que sabia sobre cozinhar. Com 14 anos, decidiu seguir o curso de cozinha e, hoje, é um chefe apaixonado, curioso, descobridor. No Instagram, mostra-nos novos mundos, novas gastronomias

R Redação
03/07/2020

Férias pelo Planeta

Com a chegada das férias de verão, tens mais tempo livre para fazer aquilo de que gostas. É também uma boa altura para ajudares a proteger a Natureza.

C Célia Vilas Boas
01/07/2020

Férias em grande

Estás em período de férias, depois de um final de ano escolar diferente por causa da covid-19. Estas férias também serão diferentes das anteriores, pois há regras de segurança para cumprir nas praias, nos monumentos ou museus que queremos visitar, nas festas e jogos. No entanto, estas podem ser umas férias em grande.

B Bernardino Frutuoso
29/06/2020

Não matar a criatividade

Uma pessoa criativa pensa como sair-se bem em situações difíceis, é destemida, persuasiva, inspira confiança. Conheces pessoas ou personagens de cinema ou de televisão que encarnem este conceito? Muitos, por exemplo, são fãs do MacGyver, apelidado de «canivete suíço humano». Quando há vidas a salvar, Natureza a preservar, uma guerra e evitar, ele consegue ver nos recursos ao seu dispor uma utilização que o salva dos apertos e permite ultrapassar os obstáculos que o separam do objetivo.

F Fernando Félix
27/06/2020

Planta extinta renasce

Uma semente com mais de 2000 anos, encontrada sob escombros da fortaleza de Massada, Israel, foi plantada e gerou uma tamareira. Sarah Sallon, pesquisadora do projeto de plantas ressuscitadas no Instituto Arava de Estudos Ambientais, realçou o sucedido, porque a tamareira da Judeia estava extinta desde tempos bíblicos. Outras seis sementes germinadas com êxito tinham entre 2400 e 1800 anos.

R Redação
23/06/2020

Bênçãos (1)

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.

I Ir. Maria do Céu Costa
21/06/2020

Rainha negra do Evereste

Saray Khumalo, da África do Sul, é a primeira mulher africana a integrar a lista de 5000 pessoas que conseguiram chegar ao topo do Monte Evereste. Realizou a façanha em maio de 2019, mas antes já tinha conquistado o título de pioneira africana no polo sul, Antártida. O seu desafio é conquistar os sete cumes mais altos de todos os continentes.

R Redação
19/06/2020

Adolescentes a «bombar»

Algumas das músicas mais marcantes da História foram escritas por adolescentes. O tema Bad Guy («Vilão») fez de Billie Eilish, cantora e compositora norte-americana de 19 anos, a primeira pessoa nascida no século XXI a conquistar o primeiro lugar na tabela das músicas mais ouvidas. A canção integra-se no seu álbum de estreia, lançado em março de 2019, mas ela começou a trabalhar nele aos 15 anos. Billie teve ao seu lado o seu irmão e produtor Finneas O’Connell e gravaram quase tudo no quarto dela.

R Redação
17/06/2020

Abolidas penas para menores

O reino da Arábia Saudita aboliu a pena de morte para crimes cometidos por menores de 18 anos. A pena capital é aplicada em casos de homicídio, violação, assalto, ataque à mão armada, tráfico de drogas, bruxaria, relações extraconjugais, homossexualidade e apostasia. Os menores infratores serão punidos com prisão até um máximo de dez anos.

R Redação
15/06/2020

Diário da quarentena

Nestas últimas semanas, tem sido só comer, dormir, comer, dormir, comer, dormir, comer, dormir – não, esperem, na verdade, até fiz outras coisas!

B Beatriz Guégués
13/06/2020

Santo casamenteiro

Santo António de Lisboa é casamenteiro em Portugal e também na Argentina. Lá, é o padroeiro das mulheres que pedem namorado. Até aos 20 anos, elas suplicam: «Santo António, que ele venha, tenha e convenha.» Aos 30, se o namorado não chegou, elas dizem: «Santo António, que ele venha e tenha.» E se a situação persiste aos 40: «Santo António, que ele venha de qualquer jeito!»

R Redação
11/06/2020

O morcego colorido

Este teatro sugere-te que aprecies o que és e tens. Que nunca te consideres superior aos outros e não julgues pela aparência.

R Redação
09/06/2020

Leituras

Este é um livro infantil que também dá uma lição aos adultos. Ele tem uma mensagem importante para quem se esqueceu do que é ser criança, e previne as crianças de cometer o mesmo erro. Em textos breves, há uma reflexão sobre o que dá valor à infância: ser família, rir, chorar, vencer, passar pela derrota, a fantasia, correr, saltar, aventurar-se, descobrir, fazer disparates.

R Redação
07/06/2020

Do velho faz novo

Se te disser que ao entregares as garrafas de plástico estarás a transformá-las num novo produto e ainda a ajudar uma instituição de solidariedade social, aceitarias este novo ecodesafio? É precisamente a contar contigo e com todos os cidadãos que nasce o projeto-piloto Do Velho Se Faz Novo, que tem como objetivo levar os consumidores a devolverem as garrafas de plástico do tipo PET, depois de utilizadas, numa das máquinas de recolha automática disponíveis em vários supermercados de norte a sul do País.

C Célia Vilas Boas
05/06/2020

Ciberespaço

O Dia Mundial do Ambiente 2020, a 5 de junho, tem como tema a biodiversidade. Há muita informação na Internet. Mas crês dominar o tema? Nesta página podes divertir-te e aprender mais sobre os ecossistemas, as suas maravilhas e a sua conservação. Tudo para que te sintas convocado para ecomissões como agente ecológico.

R Redação
03/06/2020

Sede do Dia do Ambiente

A Colômbia é o epicentro das celebrações mundiais do Dia do Ambiente, a 5 de junho. A efeméride vai debater a proteção da biodiversidade, quando há um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção no mundo. A Colômbia é o país com maior diversidade de espécies de aves e de orquídeas e o segundo com mais espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.

R Redação
01/06/2020

Desafios ambientais

Vivemos ainda os tempos difíceis e complexos da pandemia causada pelo novo coronavírus – um tema muito presente neste número da nossa revista. Para conter a covid-19, a doença provocada pelo vírus, em quase todos os países do planeta fomos obrigados a ficar em quarentena nas nossas casas. Houve, por isso, uma paralisação quase completa do trânsito e de muitas indústrias. Em consequência, a poluição do ar e as emissões de gases com efeito de estufa caíram a pique e perceberam-se as consequências do isolamento social na Natureza.

B Bernardino Frutuoso
30/05/2020

A história do ébola

A pandemia do novo coronavírus pôs todo o mundo a refletir sobre a expansão das doenças devido à contaminação. Toda a gente tem conhecimentos para ser consciente de como com os seus atos pode ser um fator de propagação ou, em vez disso, impedir o contágio.

F Fernando Félix
29/05/2020

Um mergulho com baleias

Têm corpos imensos e imponentes, mas é com elegância e uma discrição quase tímida que deslizam através dos oceanos. Milagre da Natureza, e um maravilhamento para quem um dia já as avistou cruzando as ondas, as baleias são como que o próprio símbolo da vastidão dos mares.

M Maria Filomena Silva
28/05/2020

Descobertas

Aborígenes yolgnus da costa norte da Austrália já viajavam para os confins do Sudeste da Ásia e marinheiros macassans da Indonésia faziam comércio com os australianos no início dos anos 1500, três séculos antes de os navegadores europeus chegarem à ilha. Especialistas analisaram vocabulário comum, tradições orais e achados arqueológicos. Em março passado, essas primeiras viagens foram recriadas.

R Redação
27/05/2020

Nascer outra vez?!

Os Evangelhos estão cheios de episódios e dicas que dão que pensar. Neste encontro com o grupo de adolescentes, Matilde escolhe o relato de um certo Nicodemos que vai à procura de Jesus.

M Maria Mendonça
26/05/2020

Inimigos no Novo Testamento (2)

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.

I Ir. Maria do Céu Costa
25/05/2020

Missionários são pais e mães na fé

Duas irmãs missionárias combonianas chegam ao bairro para a catequese com adolescentes. A sessão foi exigente. Um dos rapazes interpela as missionárias:

M Mateus Bijóias