Combonianos Portugal
07/08/2020

Cristãos solidários no Bangladesh

No Bangladesh os cristãos são uma pequena minoria, aproximadamente 0,5% da população que totaliza 160 milhões de pessoas. Num país de maioria muçulmana, os cristãos distinguem-se pela sua presença activa nos campos da educação, saúde e assistência social. Agora, no contexto da pandemia, também dão uma contribuição vital na luta contra a covid-19.

06/08/2020

Rumo a um mundo livre de armas nucleares

Ao recordar os 75 anos dos bombardeamentos atómicos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ocorridos a 6 e 9 de agosto de 1945, os bispos do Japão recordam numa mensagem alguns passos-chave do compromisso da Igreja japonesa com a paz, começando com o premente apelo contra a guerra e em favor do desarmamento nuclear lançado em 25 de fevereiro de 1981 por João Paulo II em Hiroshima, durante sua visita ao país.

01/08/2020

Campanha solidária “Juntos Por Cabo Delgado”

A Diocese de Pemba, através da Cáritas local, lançou a Campanha Solidária “Juntos Por Cabo Delgado”, que pretende expressar o grito de socorro do martirizado povo de Cabo Delgado, a braços com a crise humanitária devido à insurreição armada que persiste na região desde 2017.

29/07/2020

Proteger os mais vulneráveis do tráfico de pessoas

O Tráfico de Seres Humanos (TSH) é um crime contra a liberdade pessoal e envolve a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objetivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), hoje no mundo há mais de 40 milhões de vítimas do tráfico de pessoas e exploração, que neste momento estão ainda mais em risco por causa da pandemia covid-19.

28/07/2020

Aumenta a extrema pobreza na América Latina e Caribe

Devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, a população em condições de extrema pobreza na América Latina e no Caribe poderia chegar a 83,4 milhões de pessoas em 2020, um aumento de 16 milhões de pessoas em relação ao ano anterior. Em consequência, poderá verificar-se um aumento significativo nos níveis de fome, pois essas pessoas enfrentarão dificuldades no acesso aos alimentos, assinalam a Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

27/07/2020

Igreja em Cuba tem a sua primeira rádio na Internet

Graças ao compromisso de um grupo de jovens comunicadores, que procuram difundir a mensagem do Evangelho e da Igreja pela Internet, começou a funcionar a primeira estação católica virtual de rádio em Cuba: RCJ Rádio – el sonido de la esperanza. A rádio surge como “uma emissora on-line e permanente de programas de rádio produzidos pela Igreja em Cuba e de outras partes do mundo”, declarou Rubén de la Trinidad, fundador e um dos diretores da Rede Católica Juvenil (RCJ), responsável pela rádio, à Inter Press Service.

17/07/2020

Índia: Pandemia torna pessoas mais vulneráveis ao tráfico de seres humanos

Em tempos de pandemia, mais pessoas estão a ser empurradas para uma situação de vulnerabilidade em relação ao tráfico de pessoas na Índia. No entanto, a AMRAT (Talitha Kum Índia), que integra a Rede Internacional Contra o Tráfico de Pessoas, está fortemente empenhada em combater este fenómeno criminoso.

16/07/2020

Pandemia está a acelerar em África

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou hoje, 16 de julho, que a pandemia está a acelerar e defendeu a utilização permanente de máscaras em espaços públicos.

16/07/2020

Presidente do Malauí pede orações para travar pandemia

O presidente do Malauí exortou os seus compatriotas a juntarem-se a ele em jejum e oração contra a propagação do coronavírus no país. Lazarus Chakwera pediu que “todos os cidadãos e residentes do Malauí jejuassem e orassem durante três dias, a partir de hoje, 16 de julho. O presidente também declarou um “Dia Nacional de Ação de Graças” a ser assinalado no domingo, 19 de julho.

15/07/2020

Assinalam-se hoje os 26 anos do genocídio de Ruanda

Em 1994, entre 500 mil e um milhão de pessoas foram assassinadas no Ruanda. O genocídio do Ruanda foi um massacre de indivíduos dos grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho daquele ano.

14/07/2020

Brasil: Bispos exigem garantias para os direitos indígenas

A Comissão Episcopal para a Amazónia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aberta a repudiar os vetos do presidente brasileiro ao projeto de lei que prevê ajudas de emergência para as populações indígenas, face à pandemia de Covid-19.

08/07/2020

Missa assinala os 7 anos da visita do Papa à Lampedusa

Na Missa celebrada na manhã desta quarta-feira, 8 de julho, para assinalar o 7.º aniversário da sua viagem à ilha italiana de Lampedusa, o Papa Francisco denunciou o inferno que se vive nos campos de detenção da Líbia.

06/07/2020

Programa Alimentar alerta para o agravamento da fome no mundo

O Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou um alerta para o agravamento da fome no mundo à medida que os impactos socioeconómicos devastadores da pandemia de Covid-19 empurram milhões de pessoas para uma situação de insegurança alimentar em países com biaxos e médios rendimentos.

02/07/2020

O Vídeo do Papa: Rezar pelas famílias

No Vídeo do Papa para o mês de julho de 2020, Francisco pede que os fiéis rezem para que as famílias no mundo de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho.

01/07/2020

RD Congo celebrou 60 anos de independência

A República Democrática do Congo (RDC) celebrou 60 anos de independência no dia 30 de junho. Pela primeira vez na história, o rei da Bélgica expressou o seu mais profundo pesar pelas feridas infligidas durante o período colonial no Congo.

30/06/2020

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia com a finalidade que este seja um “organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as Igrejas da região, que ajude a delinear o rosto amazónico desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora”, lê-se no comunicado da assembleia que elegeu o cardeal brasileiro Claudio Hummes, de 85 anos, como o primeiro presidente do organismo.