11/12/2025 R Redação
Advento: O rebento do Concílio, sessenta anos depois
A proclamação da fé e a consciência de uma Igreja que sabe que não brilha com a sua própria luz. Um Concílio para relançar o anúncio do Evangelho no mundo secularizado.
A proclamação da fé e a consciência de uma Igreja que sabe que não brilha com a sua própria luz. Um Concílio para relançar o anúncio do Evangelho no mundo secularizado.
No dia de hoje, 3 de dezembro, os Missionários Combonianos em especial celebramos e convidamos a celebrar conosco o nosso padroeiro principal. Ele é um guia e inspiração segura, juntamente com o nosso pai e fundador, São Daniel Comboni.
O irmão Christophe Blawo Yata, missionário comboniano natural do Togo, obteve o doutoramento em Transformação Social. Conta-nos como o seu percurso investigativo o aproximou dos processos de acção comunitária e transformação urbana no bairro de Kibra Soweto-East, em Nairobi, Quénia.
De 28 a 30 de novembro, em Castel Gandolfo, será realizado o Restarting the Economy, o encontro global promovido pelo The Economy of Francesco para repensar a economia à luz do Jubileu, focando na justiça social, cuidado com a terra e no alívio da dívida.
Deus, única esperança que permanece
Entenda os motivos do mercado para promover o Fundo para Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) na COP30, em Belém do Pará, Brasil. Assine você também a petição «NÃO ao TFFF, SIM aos direitos das florestas» em favor da Natureza e dos povos originários. Aceda ao formulário para contribuir e assinar.
O ponto mais alto do mês missionário na diocese do Porto aconteceu no Dia Mundial das Missões, 19 de outubro. Fizemos a Festa das Missões!
A Mensagem do Conselho Geral para a Festa de São Daniel Comboni, no dia 10 de outubro de 2025, é um convite a que todos nós, missionários combonianos do mundo inteiro, renovemos o nosso amor pela missão. Isso somente pode acontecer, se cada um se deixar inspirar e seduzir de novo por Daniel Comboni.
Envolver todos na missão da Igreja foi o tema das Jornadas Missionárias deste ano.
Em Joanesburgo, na África do Sul, o instituto dos Irmãos Maristas desenvolve, desde 2008, o projecto educacional Three2Six, destinado a crianças refugiadas e migrantes. O seu objectivo é promover o bem-estar físico, psicológico e espiritual dos beneficiários.
Os países da Ásia Central estão a adquirir tecnologias de drones com grande intensidade, importando drones militares da Turquia, da China, da Rússia e do Irão, e abrindo as suas próprias linhas de produção em acordo com parceiros estrangeiros. A maioria destes projectos ainda está numa fase inicial, mas os especialistas alertam para o facto de se tratar de uma mudança muito significativa para o potencial bélico da região, que pode transformar a Ásia Central num centro estratégico para contornar as sanções e os grandes jogos da geopolítica. A maior frota de drones é a do Cazaquistão, que é actualmente capaz de produzir drones. O Quirguistão também possui um arsenal significativo, enquanto o Tajiquistão tem drones russos, chineses, iranianos e até americanos.
As Nações Unidas alertam: O Norte de Moçambique (Cabo Delgado) regista uma crise humana «cada vez mais profunda».
A Santíssima Trindade não é uma festa particular a ser celebrada uma vez por ano, mas é o coração e a raiz da vida cristã.
O Pentecostes cristão é o cumprimento e a conclusão do tempo pascal. É a festa do nascimento da Igreja e o início da Missão.
A Ascensão é, ao mesmo tempo, o ponto de chegada de Jesus, ou seja, o fim do seu ministério, e o ponto de partida da Igreja, enviada em missão.
O Ir. Dario Laurecing, de nacionalidade italiana, recebeu em Madrid, Espanha, um importante prémio em reconhecimento do seu trabalho missionário em África durante mais de quatro décadas.
No meio de uma guerra esquecida, os Missionários Combonianos abrem uma clínica de cuidados paliativos em Porto Sudão
Reflexão do P. Manuel João Correia, missionário comboniano, para o IV Domingo da Quaresma, em que somos convidados a fixar o olhar em Jesus, Amor exposto e elevado na Cruz.
Reflexão do P. Manuel João Correia, missionário comboniano, para o III domingo da Quaresma, em que Jesus nos leva consigo a Jerusalém, ao Templo do Senhor, para rever e purificar a nossa relação com Deus.
Reflexão do P. Manuel João Correia, missionário comboniano, para o II domingo da Quaresma, em que o Senhor nos leva consigo ao monte Tabor para uma experiência de beleza e luz.
Reflexão do P. Manuel João Correia, missionário comboniano, para o I domingo da Quaresma, em que meditamos o episódio das tentações de Jesus.
Reflexão do P. Manuel João Correia, missionário comboniano, para o VI domingo do Tempo Comum, em que um leproso se aproxima de Jesus para pedir a cura.
Reflexão do P. Manuel João Correia para o V domingo do Tempo Comum, em que a Palavra de Deus lança quatro desafios aos cristãos: lugares, tempos, actividades e proximidade.
Reflexão do P. Manuel João Correia para o IV domingo do Tempo Comum, em que Jesus, o Nazareno, se manifesta como profeta poderoso em obras e em palavras.