Combonianos Portugal
23/07/2021

Esperança para o Sudão do Sul

O bispo-eleito de Rumbek, Sudão do Sul, padre Christian Carlassare, missionário comboniano, foi vítima de um violento atentado na noite de 25-26 de Abril passado. Está ainda em reabilitação e o acontecimento deixou marcas profundas no seu corpo e na sua alma, mas não diminuiu o seu entusiamo de pastor nem o seu amor pela missão e o país. “Não tenho dúvidas sobre o desejo de regressar ao meu Sul do Sudão, as pessoas estão à minha espera e, para além dos muitos problemas, há também uma grande esperança. E eu quero fazer parte dela”, disse em declarações à agência Fides.

15/07/2021

África do Sul: líderes religiosos apelam à paz

A África do Sul vive uma onda de violentos tumultos e pilhagens desde o dia 9 de Julho, inicialmente como protestos contra a prisão do ex-Presidente Jacob Zuma por desrespeito ao Tribunal Constitucional, ao recusar-se a testemunhar por corrupção (Foto: Lusa)

13/07/2021

Portugal: combater a pobreza

Um homem recolhe uma refeição na cantina social para pessoas e famílias carenciadas da associação "O Companheiro", em Lisboa, Março de 2021 (Foto: Lusa)

07/07/2021

Egipto: lei sobre os cristãos

A nova lei sobre o estatuto pessoal dos cristãos egípcios, que é aguardada há décadas pela Igreja Ortodoxa Copta e outras igrejas e comunidades eclesiais presentes no Egipto, poderia ser aprovada durante a próxima sessão de trabalho do Parlamento do país. A iminente aprovação parlamentar do projecto de lei, que inclui também disposições sobre questões sensíveis relacionadas com o direito da família, foi divulgada pelo deputado Monsef Suleiman, conselheiro jurídico da Igreja Ortodoxa Copta.

06/07/2021

Nicarágua sangra

D. Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua, durante a celebração na catedral no passado dia 4 de Julho (Foto: Arquidiócesis de Managua)

05/07/2021

Oração pela Ásia

Participaram no evento "Rosário para a Ásia", organizado e transmitido online nos últimos dias pelas ondas da Rádio Veritas Ásia (RVA), numerosos bispos, sacerdotes, religiosos e leigos do continente, que se juntaram à oração liderada pelo cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Mianmar) e presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC).

02/07/2021

Memória e esperança

Grupo de cidadãos propõe jornada nacional de homenagem às vítimas da pandemia no fim-de-semana de 22-24 de outubro de 2021 (Foto: Lusa)

29/06/2021

Explosão de bomba no Congo

Residentes no local da explosão na paróquia católica de Butembo-Beni, na região leste da República Democrática do Congo (Foto: Lusa)

28/06/2021

Filipinas: defender a vida

A Comissão para a Pastoral Penitenciária da Conferência Episcopal Católica das Filipinas continua a afirmar «a opção fundamental pela vida» e a clamar ao Estado «para que aprove leis que tornem o sistema de justiça penal orientado num sentido mais reparador e não simplesmente punitivo».

11/06/2021

Trabalho infantil aumenta

O número de crianças vítimas de trabalho infantil no mundo aumentou, atingindo 160 milhões, anunciaram a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Unicef ao divulgar o relatório "Trabalho infantil: estimativas globais para 2020, tendências e o caminho a seguir".

09/06/2021

Brasil: conflitos no campo

Em 2020, houve 2054 conflitos no campo brasileiro segundo os dados registados pela Comissão Pastoral da Terra (Foto: CPT)

25/05/2021

Ecologia humana integral

O Papa Francisco lançou neste 25 de Maio, no Vaticano, a Plataforma de Acção ‘Laudato Si’, no final do ano dedicado à encíclica de 2015, sublinhando a necessidade de enfrentar a actual crise ecológica e responder ao grito da Terra e ao grito dos pobres.

20/05/2021

Brasil: defender a Casa Comum

A Comissão Episcopal Especial para a Amazónia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM-Brasil) divulgaram a carta aprovada pelos bispos da Amazônia, presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas, que reunidos, de modo on-line, entre os dias 18 e 19 de Maio, se dirigirem ao povo brasileiro diante às ameaças a toda casa comum e, especialmente, ao bioma amazónico.

17/05/2021

Apelo pela paz

O conflito entre Israel e o Hamas entrou na segunda semana. Já morreram mais de 200 pessoas no território palestiniano, e dez em Israel (Foto: Lusa)

13/05/2021

Catequistas, principais actores da evangelização

O teólogo da Costa do Marfim Donald Zagore, padre da Sociedade para as Missões Africanas desse país africano, comentou em declarações ao portal VaticanNews, por ocasião da publicação do Motu proprio "Antiquum ministerium" do Papa Francisco, no passado dia 11 de Maio.

11/05/2021

Burquina Faso: acolher deslocados

Desde 2015, a República do Burquina Faso atravessa uma crise de segurança sem precedentes, devido aos ataques cada vez mais recorrentes de grupos armados não identificados, muitas vezes milícias jiadistas, que se espalharam por diferentes regiões do país africano, especialmente as do Sahel, Norte, Centro e Leste. Estes ataques, bem como as operações contra grupos armados, têm originado deslocações internas maciças da população. De acordo com o último relatório do Alto Comissariado para os Refugiados, 5% da população total da República do Burquina Faso (mais de um milhão de pessoas) está deslocada.