Combonianos Portugal
08/07/2020

Missa assinala os 7 anos da visita do Papa à Lampedusa

Na Missa celebrada na manhã desta quarta-feira, 8 de julho, para assinalar o 7.º aniversário da sua viagem à ilha italiana de Lampedusa, o Papa Francisco denunciou o inferno que se vive nos campos de detenção da Líbia.

06/07/2020

Programa Alimentar alerta para o agravamento da fome no mundo

O Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou um alerta para o agravamento da fome no mundo à medida que os impactos socioeconómicos devastadores da pandemia de Covid-19 empurram milhões de pessoas para uma situação de insegurança alimentar em países com biaxos e médios rendimentos.

02/07/2020

O Vídeo do Papa: Rezar pelas famílias

No Vídeo do Papa para o mês de julho de 2020, Francisco pede que os fiéis rezem para que as famílias no mundo de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho.

01/07/2020

RD Congo celebrou 60 anos de independência

A República Democrática do Congo (RDC) celebrou 60 anos de independência no dia 30 de junho. Pela primeira vez na história, o rei da Bélgica expressou o seu mais profundo pesar pelas feridas infligidas durante o período colonial no Congo.

30/06/2020

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia

Foi criada a Conferência Eclesial da Amazónia com a finalidade que este seja um “organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as Igrejas da região, que ajude a delinear o rosto amazónico desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora”, lê-se no comunicado da assembleia que elegeu o cardeal brasileiro Claudio Hummes, de 85 anos, como o primeiro presidente do organismo.

25/06/2020

Após segundo surto, RD Congo declara o fim do Ébola

As autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC) anunciaram nesta quinta-feira, 25 de junho, que chegou ao fim o segundo surto de Ébola no país. No início deste mês, havia sido declarado um novo surto da doença com a identificação de seis novos casos, sendo que quatro doentes faleceram.

18/06/2020

Número global de deslocados é de quase 80 milhões

Um documento das Nações Unidas divulgado nesta quinta-feira, 18 de junho, informa que existem no mundo 79,5 milhões de deslocados. São pessoas que tiveram que abandonar suas casas para fugir da violência, perseguição, conflitos e outras emergências.

16/06/2020

Pandemia pode gerar 100 milhões de novos pobres

A crise económica causada pela pandemia do Covid-19 pode empurrar até 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema, tornando ineficazes os progressos dos últimos três anos na redução da pobreza, afirma a Diretora Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

15/06/2020

Estende a tua mão ao pobre

«Estende a tua mão ao pobre» é o título da Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no dia 15 de novembro de 2020.

12/06/2020

Trabalho infantil e a crise da covid-19

Comemora-se hoje, 12 de Junho, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo a mobilizarem-se e agregar esforços num movimento global para a eliminação do trabalho infantil.

10/06/2020

Igreja apoia afectados pela covid-19

O Papa Francisco criou o Fundo de Emergência, gerido pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP), para apoiar, neste contexto da pandemia causada pela covid-19, as Igrejas dos países de missão. O trabalho continua a realizar-se, prestando ajuda às populações desses territórios, pessoas que vivem em situações económicas, sociais e de saúde extremamente precárias. Situação agravada pelas sérias dificuldades causadas pela covid-19. Para continuar seu trabalho de evangelização e promoção humana, além de ajudar a conter a pandemia, as Igrejas locais estão fazendo enormes sacrifícios, mas neste momento precisam de ajuda extraordinária, como demonstram os seguintes exemplos.

05/06/2020

Anunciado um novo surto de Ébola na RD Congo

A República Democrática do Congo anunciou a 1 de junho o surgimento de um novo surto do Ébola em Wangata, no noroeste do país. De acordo com as informações, foram detetados seis novos casos da doença, sendo que quatro doentes já faleceram e dois estão a receber tratamento.

26/05/2020

Esforços partilhados

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica, considera que «causa legítima perplexidade e escândalo» a notícia de que um banco privado tem destinados dois milhões de euros para premiar os membros executivos do seu conselho de administração (que se refere à atual situação do Novo Banco, sem referir diretamente o nome da instituição). A Comissão lembra que a sobrevivência desta instituição financeira «tem sido assegurada graças a avultados fundos estatais que acabam a onerar todos os contribuintes». Por isso, esses prémios aos gestores, ainda que previstos contratualmente e “devidos” pela fixação de objectivos atingidos, «implicam uma ordem de grandeza de tal modo elevada que choca pela disparidade face à média das retribuições do trabalho em Portugal», sublinha a CNJP no comunicado enviado à Além-Mar.

20/05/2020

Semana Laudato Si': ouvir o «clamor dos pobres e da terra»

D. Luis Antonio Tagle, presidente da Confederação Internacional da Cáritas associou-se à celebração da Semana Laudato Si’, convocada pelo Papa Francisco para promover uma maior consciência ecológica, alertando para as condições precárias de milhões de pessoas em todo o planeta.

18/05/2020

Acção urgente e global em defesa da Amazónia

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), divulgou nesta segunda-feira, 18 de Maio, um comunicado em que convoca todos os povos indígenas amazónicos, a sociedade civil, a Igreja Católica e todas as denominações religiosas preocupadas para com o cuidado da Criação, os governos, as instituições internacionais de direitos humanos e todas as pessoas de boa vontade, para uma acção global e unitária em defesa da «Amazónia querida, com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério» e evitar uma tragédia humanitária e ambiental na região.

16/05/2020

Semana Laudato Si'

O Papa Francisco convida os católicos a celebrar a Semana Laudato Si’, de 16 a 24 de Maio. Ao anunciar a iniciativa, o papa afirmou: “Renovo o meu apelo urgente por uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais”.

05/05/2020

Deslocados internos são vítimas «invisíveis»

A secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, apresentou um novo documento sobre os deslocados internos. O texto denuncia a situação de invisibilidade de cerca de 50 milhões de pessoas nesta situação.