A bênção da avó Rosa

13/10/2025
Abel Dias, professor

O Léo, de 7 anos, era um menino curioso que adorava visitar a avó Rosa. Um dia, depois de brincar no quintal, sentou-se ao lado dela e perguntou:

– Avó, o que quer dizer “abençoar”? Tu estás sempre a usar essa palavra!

A avó sorriu, passou a mão pelos cabelos do Léo e respondeu:

– Ah, meu querido... “Abençoar” é quando pedimos a Deus que cuide de alguém com muito amor. É como se eu enviasse um abraço cheio de carinho do meu coração para o Céu e, de lá, Deus enviasse coisas boas para ti!

– Tipo um presente de Deus? – perguntou Léo, com os olhos a brilhar.

– Isso mesmo – disse ela. – Quando digo “Que Deus te abençoe”, estou a pedir que Deus te dê alegria, saúde, coragem e muita paz.

O Léo pensou um bocadinho, sorriu e disse:

– Então eu também posso abençoar-te, Avó?



– Claro que sim! – respondeu ela, abraçando-o com ternura.

O Léo fechou os olhos, juntou as mãos e disse com muito carinho:

– Deus, abençoa a avó Rosa. Dá-lhe muitos sorrisos e um coração feliz. Ámen!

 

Abençoar é desejar o bem

Já ouviste alguém dizer “Deus te abençoe”? Ou já pediste a bênção aos teus pais ou avós? A palavra «abençoar» vem do latim bene dicere, que significa «dizer bem de alguém». Daí derivam as palavras «bendizer», «benzer» e «bênção». Quando abençoamos, estamos a desejar coisas boas a outra pessoa — como saúde, paz, alegria e proteção.

É mais frequente ouvir pessoas a dizer mal umas das outras (amaldiçoar) do que a dizer bem (abençoar). Mas a bênção é uma forma de espalharmos amor e de pedirmos a Deus que tome conta das pessoas que amamos.

No tempo dos nossos avós, era muito comum os filhos pedirem a bênção aos pais, padrinhos e tios. Hoje, isso já quase não se faz. Mas é importante recuperarmos esse gesto. Abençoar é uma atitude de amor à vida e às pessoas. Quem abençoa está a encher o coração de sentimentos bons. E não dá para abençoar alguém e, ao mesmo tempo, guardar raiva ou falar mal dela, pois não? Quando abençoamos ou somos abençoados, ajudamos o mundo a ser um lugar melhor.

 

A bênção de Deus

Na Bíblia, abençoar é muito importante e comum. Jesus abençoava muitas vezes! Ele abençoou os pães e os peixes antes de os multiplicar para alimentar as pessoas (Mc 6, 41), abençoou as crianças com amor (Mc 10, 16), e, na Última Ceia, abençoou o pão antes de o dar aos seus amigos (Mc 14, 22). Jesus também ensinou uma coisa bonita e desafiante: devemos abençoar até quem nos trata mal (Lc 6, 28). E, antes de subir ao Céu, Ele levantou as mãos e abençoou os seus discípulos (Lc 24, 50). Ao abençoar, Jesus mostrou que todas as pessoas são especiais para Deus. Como seus seguidores, somos convidados a ser portadores e testemunhas das bênçãos de Jesus.