Combonianos Portugal
26/01/2022

África: Europeização de parcerias

A UE-AU Summit, cimeira entre a União Europeia e a União Africana, em Fevereiro, em Bruxelas, pretende um novo acordo económico e financeiro entre os dois continentes. «A Europa deve ter uma estratégia comum com África nos organismos internacionais, para permitir esta solidariedade», propõe a presidência francesa da União Europeia. «Entre 2020 e 2025, há 300 mil milhões de euros de necessidades de financiamento para as economias africanas», lembra o presidente francês Emmanuel Macron (na foto), que apela à concretização de uma agenda na educação, saúde e clima à altura dos desafios que África enfrenta. Entretanto, a UE deve retomar tão brevemente quanto possível as ligações aéreas com África, também a pensar no êxito da UE-AU Summit.

R Redacção
24/01/2022

Brasil: Em defesa da Amazónia

Está em curso um ataque frontal e articulado aos povos indígenas, às comunidades tradicionais da Amazónia, à integridade da floresta amazónica, à segurança hídrica de todos os brasileiros e à estabilidade do sistema climático planetário, dos quais dependemos todos existencialmente como sociedade e como espécie, denunciam as Comissões para a Ecologia Integral e para a Amazónia da CNBB, a Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam-Brasil), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP).

R Redacção
23/01/2022

México: Identificações suspensas

Familiares de pessoas desaparecidas colocam pendentes em árvores, com as suas imagens, na inauguração do Jardim da Memória, na Cidade do México. Os organizadores do memorial temporário exigem ao governo do presidente López Obrador urgência na investigação às mais de 90 mil pessoas que permanecem desaparecidas, desde 2006, devido à violência e impunidade no país.

R Redacção
21/01/2022

Encontro

Começamos a rubrica destinada a favorecer um aprofundamento das palavras-chave do vocabulário do Papa Francisco, relevantes para a missão, com Encontro. Ele recorda-nos que na origem da fé não está uma ideia ou um ideal ético, mas sim um «encontro» com uma pessoa concreta, Cristo; e que a identidade do caminho cristão se vive no encontro com Deus e os outros.

P P. Manuel Augusto Lopes Ferreira
19/01/2022

Coreia do Sul: «Não, obrigado!»

Activistas ambientais organizam um protesto na capital, Seul, para exigir aos candidatos às presidenciais de Março que apresentem políticas para abandonar a energia nuclear. O país está a adoptar minirreactores nucleares como estratégia para alcançar a neutralidade em carbono, contrariando a promessa do presidente Moon Jae-in de eliminar a produção de energia atómica.

R Redacção
17/01/2022

Presenciamos milagres

Irmã Carla, especializada em obstetrícia, atende uma criança recém-nascida no hospital de Mangund (© Foto do arquivo pessoal da autora)

I Ir. Carla Mora
15/01/2022

UE-África: Nova parceria

O presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, apela no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), a uma relação comercial mais equilibrada entre Europa e África, que capacite os países africanos a construir as suas economias e a não depender das ajudas ao desenvolvimento. «Os países africanos não devem receber apenas ajuda da Europa, devem tomar decisões como iguais», defende.

R Redacção
14/01/2022

Missionárias Combonianas celebram 150 anos de missão

A história das Missionárias Combonianas começou a partir da intuição profética de Daniel Comboni, um missionário com uma grande paixão por Cristo e por África. Ele percebeu a urgência de integrar mulheres consagradas na missão evangelizadora da Igreja, considerando que a sua presença «constitui um elemento essencial e indispensável para a difusão da fé na África Central».

I Ir. Maria do Carmo Bogo e Redacção
13/01/2022

Música

Esta é uma bela descoberta: não é jazz, não é flamenco nem pop de baile. É tudo isso e muito mais: estamos diante de uma música de uma funda força interior e que, num instante, se transfigura em salto imparável – seja na melodia, no poema, no uso dos instrumentos, na voz, no apelo aos sentidos ou à emoção.

A António Marujo
11/01/2022

Bahrein: Catedral de Nossa Senhora

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Luís António Tagle, presidiu à consagração da Catedral de Nossa Senhora da Arábia, padroeira do golfo Pérsico, no passado dia 11 de Dezembro.

R Redacção
09/01/2022

COP 26: Esperar um acordo que sirva à Humanidade

A COP26, Conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, decorreu em Glasgow de 31 de Outubro a 12 de Novembro de 2021. O acordo, que deveria ter sido fechado dentro destas datas, saiu apenas um dia depois do fim, após grande pressão por parte do Governo do Reino Unido.

C Catarina António
07/01/2022

Sahel: Violência e insegurança

O número de pessoas na região do Sahel (Burquina Faso, Chade, Mali, Níger) a necessitar de assistência e protecção humanitária atingiu um novo recorde de 29 milhões, mais cinco milhões do que no ano anterior. «A violência e a insegurança estão a perturbar gravemente os serviços sociais básicos» alerta Marie-Pierre Poirier, directora regional da Unicef.

R Redacção
05/01/2022

Livros

A arte de viver em Deus

M Marta Arrais
03/01/2022

Índia: Fiéis cidadãos

Membros da organização não governamental Voice of Christians seguram cartazes durante um protesto silencioso contra o Projecto de Lei Anticonversão do Governo do Estado de Karnataka, em Bangalore, na Índia. Centenas de cristãos condenam os recentes ataques de membros de grupos de extrema-direita às igrejas, alegando tentativas de conversão religiosa.

R Redacção
01/01/2022

Construir a paz com diálogo, educação e trabalho

Na mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz, que se comemora no primeiro dia do ano, o Papa Francisco propõe três caminhos para construir a paz duradoura no mundo: diálogo entre gerações, educação e trabalho. Esta tríade é imprescindível na construção «de um pacto social, sem o qual se revela inconsistente todo o projecto de paz». O primeiro elemento é o «encontro e o diálogo entre as gerações», que constitui a base para a realização de projectos partilhados. O papa evoca a crise sanitária actual, que «fez crescer, em todos, o sentido da solidão e o isolar-se em si mesmos. Às solidões dos idosos veio juntar-se, nos jovens, o sentido de impotência e a falta de uma noção compartilhada de futuro». É, por isso, necessário recuperar «a confiança recíproca». E o texto explicita que «os grandes desafios sociais e os processos de pacificação não podem prescindir do diálogo entre os guardiões da memória – os idosos – e aqueles que fazem

B Bernardino Frutuoso
29/12/2021

Recapitular a caminhada

Caminhando o dia inteiro até Emaús, e no regresso que fizeram ao encontro dos amigos que tinham ficado em Jerusalém, os dois discípulos fizeram uma série de descobertas de grande importância. Logo depois da chegada a Jerusalém, o próprio Jesus se apresenta ao grupo inteiro, como se quisesse ajudá-los a «recapitular» o caminho feito e apontar o rumo a seguir (cf. Lucas 24,36 ss).

P P. Fernando Domingues
28/12/2021

China: Por um futuro partilhado

Activistas dos direitos humanos pedem à comunidade internacional, patrocinadores e atletas que boicotem os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, que se realizam em Fevereiro, em Pequim. Acusam o governo de Xi Jinping de praticar repressão religiosa, tortura, esterilização e reeducação forçada. «Há milhões de pessoas da minoria muçulmana que sofrem em campos de concentração», denuncia Zumretay Arkin, directora do Congresso Mundial Uigur (WUC). Também Pema Doma, da organização Estudantes para um Tibete Livre (SFT), considera que é «inconcebível a ligação da comunidade internacional com o Comité Olímpico Internacional no acolhimento dos Jogos de Inverno em Pequim», a que apenas espectadores da China continental estão autorizados a assistir.

R Redacção
27/12/2021

Sara e Sahel: Muralha Verde

A Grande Muralha Verde é um projecto lançado pela União Africana em 2007, que visa construir uma gigantesca barreira de vegetação ao longo de 8000 quilómetros, passando por 11 países, desde o Senegal até ao Jibuti. Na cimeira climática de Glasgow foram anunciados mais apoios financeiros para esta iniciativa africana, que restaurou até agora cerca de quatro milhões de hectares, dos 100 milhões previstos para 2030.

R Redacção
26/12/2021

«O perdão libertou-me do medo»

No passado dia 8 de Março, o Papa Francisco nomeou o missionário comboniano italiano P.e Christian Carlassare como bispo de Rumbek (Sudão do Sul). A 26 de Abril deste ano, foi baleado em ambas as pernas e a sua ordenação episcopal, prevista para 23 de Maio, está agora programada para 2022.

E Enrique Bayo