Combonianos Portugal
08/08/2022

Repatriação de roingas

Os roingas em campos de refugiados no Bangladesh lançam a campanha Bari Cholo – Let’s Go Home, visando pressionar a comunidade internacional a acelerar o processo de repatriamento em segurança para Mianmar. «Não queremos continuar com a vida de refugiados», explica Mohammad Toha, organizador da campanha no país do Sul da Ásia onde vive um milhão de refugiados da limpeza étnica do exército birmanês. O governo do presidente Myint Swe considera apátridas os roingas, de etnia bengali e fé muçulmana. Sem cidadania e segregados, vivem como imigrantes ilegais no Bangladesh.

R Redacção
02/08/2022

Ruanda: Migrantes deportados

O governo do presidente Paul Kagame lamenta o cancelamento do primeiro voo de deportação de requerentes de asilo desde o Reino Unido para o Ruanda e manifesta-se «plenamente comprometido» para acolher milhares de migrantes com o acordo estabelecido com o governo do primeiro-ministro Boris Johnson. Foi o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (CEDH) que, no último momento, impediu a deportação, considerando que havia «um risco real de danos irreversíveis» aos requerentes de asilo.

R Redacção
30/07/2022

Música

A música é, também, o sentido que lhe damos, por uma memória, um sentimento, algum acontecimento. Agora, é impossível não recorrer à música de modo a exprimir o que não conseguimos dizer de outra forma, sobre a guerra – na Ucrânia como em tantos outros lugares do mundo. Música pela Ucrânia, publicado em Abril, reúne peças de três compositores deste país (Valentin Silvestrov, do qual já se falou neste espaço, em Abril), Myroslav Skoryk e Jan Freidlin. O disco abre com uma Melodia para Orquestra de Cordas, de Myroslav Skoryk (1938-2020), que foi director da Ópera de Kyiv (o nome de Kiev em ucraniano), premiado como Artista do Povo e Herói da Ucrânia.

A António Marujo
24/07/2022

Eleições presidenciais

A comissão eleitoral do Quénia (IEBC) valida quatro candidaturas às eleições presidenciais de Agosto, incluindo o ex-primeiro-ministro Raila Odinga (na foto, à direita), opositor histórico agora apoiado pelo presidente cessante Uhuru Kenyatta, que não pode concorrer a um terceiro mandato, e o actual vice-presidente, William Ruto.

R Redacção
21/07/2022

Bachelet deixa Genebra

A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, a socialista Michele Bachelet (na foto), anunciou que não se recandidatará ao cargo que exerce há quatro anos. Em comunicado, a antiga presidente chilena (2006-10 e 2014-18) adiantou «motivos pessoais» para a não continuação no lugar, que deixará no fim de Agosto. «É hora de voltar ao Chile e à minha família», disse Bachelet, que regressa ao seu país quando este se prepara para plebiscitar uma nova Constituição. O secretário-geral da ONU, António Guterres, dirigiu-lhe um caloroso agradecimento pelo seu trabalho e o novo inquilino de La Moneda, Gabriel Boric, um quente «bem-vinda».

F Fernando Sousa
15/07/2022

África: proteger a biodiversidade

No passado dia 21 de Junho, os bispos africanos do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) fizeram um apelo aos governos para que tomem medidas urgentes e ambiciosas para proteger a biodiversidade. O documento pede também que sejam respeitados os direitos dos povos indígenas e o abandono imediato da construção do oleoduto da África Oriental. O texto foi apresentado num evento em Nairobi (Quénia), onde decorrem sessões preparatórias para a cimeira das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15) que terá lugar na China antes do final do ano.

R Redacção
13/07/2022

Onda de ataques a igrejas

No passado dia 5 de Junho, homens armados invadiram a igreja católica de São Francisco Xavier em Owo, Estado de Ondo, no Sudoeste da Nigéria, disparando contra a assembleia, que estava a celebrar a solenidade de Pentecostes. Morreram 22 pessoas e dezenas ficaram feridas. O Papa Francisco condenou o ataque «horrendo» e a violência «indescritível».

R Redacção
11/07/2022

Livros

Perdoar incondicionalmente

M Marta Arrais
06/07/2022

Haiti: Missionária assassinada

A irmã Luisa Dell’Orto foi morta em Porto Príncipe no passado dia 25 de Junho. A religiosa foi vítima de um ataque armado. Gravemente ferida, foi levada para o hospital, onde morreu pouco depois, dois dias antes de completar 65 anos. A religiosa das Irmãzinhas do Evangelho de Charles de Foucauld estava em missão no Haiti há vinte anos. A irmã dirigia a Kay Chal, uma casa construída num subúrbio muito pobre de Porto Príncipe e que era um espaço seguro para centenas de crianças de rua.

R Redacção
04/07/2022

Missão ao estilo de Jesus

Os Missionários Combonianos realizaram em Roma, Itália, de 1 a 30 de Junho, o XIX Capítulo Geral, inspirado no ícone bíblico «Eu sou a videira, vós sois os ramos» (João 15,5). No dia 18, o Papa Francisco recebeu os 69 capitulares em audiência. Com a sua linguagem fraterna e próxima, o papa convidou os Combonianos a que vivam a missão segundo o «estilo de Deus», ou seja, com «proximidade, compaixão e ternura».

R Redacção
29/06/2022

Visita do Papa Francisco ao Canadá

O Papa Francisco vai visitar o Canadá de 24 a 30 de Julho, «acolhendo o convite das autoridades civis e religiosas» e das «comunidades indígenas», anunciou o Vaticano.

R Redacção
28/06/2022

Andes descongelados

As massas de gelo dos Andes tropicais diminuíram 42% entre 1990 e 2020, passando de um máximo de 2429,38 km2 para apenas 1409,11 km2, refere um artigo científico divulgado em Maio pela ONG brasileira Mapbiomas. Os Andes tropicais incluem quase todas as zonas montanhosas da Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, bem como partes menores na Venezuela, Chile e Argentina, entre 600 metros e 800 metros de altitude.

R Redacção
27/06/2022

Economia encoberta

O governo do presidente angolano João Lourenço cria o órgão consultivo Observatório da Economia Informal (OEI) para apoiar o processo de formalização da economia no país da África Ocidental. O OEI será responsável por reforçar o diálogo social e o debate com os principais actores sociais e agentes económicos para a formalização da economia, entre outras competências.

R Redacção
25/06/2022

Missão é «dinamismo fundamental» da Igreja

O Papa Francisco referiu que a dimensão missionária é primordial para a Igreja Católica. «O impulso evangelizador nunca desapareceu na Igreja e permanece sempre como o seu dinamismo fundamental», indica o pontífice, num texto endereçado à Assembleia Geral das Obras Missionárias Pontifícias, que decorreu em Lyon, França, entre os dias 16 e 23 de Maio.

R Redacção
24/06/2022

Sugestões musicais

Um disco inspirado e inspirador. Rão Kyao foi ao encontro de Mahatma Gandhi (1986-1948), revisitando a sua história, a sua opção pela não-violência e pela ligação profunda à terra, o seu humanismo e pacifismo. Ligando essas referências à música de Rão Kyao, cuja busca tem privilegiado o encontro português com uma expressão orientalizada, ficamos perante um disco perfeito para nos falar de todos aqueles aspectos, cuja actualidade e universalidade não podiam ser mais prementes. E vários temas se destacam nesse percurso, desde os iniciais e fundadores Respeito pela Natureza e Deus É Amor, até Misericórdia ou Marcha do Sal (que evoca precisamente esse acontecimento que Gandhi liderou reivindicando o acesso das populações a esse bem básico). Independência assinala o acontecimento fundador da União Indiana, em 1947, Sathya Graha celebra a filosofia do amor e da não-violência que Gandhi defendia e Vaishnav jan to tene Kahiye je, um tema tradicional de que o próprio…

A António Marujo
23/06/2022

Deslocados aumentam

O número de pessoas deslocadas de suas casas devido a conflitos em todo o mundo atinge um recorde de 100 milhões, impulsionado pela guerra na Ucrânia, anuncia o alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). «É um número gritante, tão preocupante como alarmante», alerta Filippo Grandi, referindo-se a mais de 1% da população global, o que inclui refugiados, requerentes de asilo e deslocados dentro das fronteiras de países como a Etiópia, Burquina Faso, RD Congo e Nigéria, em África, e Afeganistão e Mianmar, na Ásia.

R Redacção
21/06/2022

Ao serviço das periferias

As paróquias de Camarate e Apelação estão sob o cuidado pastoral dos Missionários Combonianos desde Setembro de 2010. Localizam-se ambas em Loures, um município da área metropolitana de Lisboa, situado a norte do aeroporto. O seu território inclui 28 bairros, a maioria construídos com grande sacrifício pelos seus habitantes, mas sem nenhum critério ou planeamento urbanístico. Neste ambiente cresceram as habitações ilegais que transformaram esta região da capital lusa num subúrbio de casas pequenas, com sinais de evidente degradação.

I Ir. José Manuel Salvador Duarte