Combonianos Portugal
22/09/2021

Fome difunde-se

As Nações Unidas lançam um apelo urgente para angariação de fundos para Mianmar, onde o número de pessoas com fome pode duplicar até Outubro e atingir 6,2 milhões de habitantes de um país arrasado pela crise política, económica e sanitária. «Vemos a fome espalhar-se cada vez mais», alerta Stephen Anderson, director do Programa Alimentar Mundial (PAM). Desde o golpe de Estado militar de Fevereiro, o país do Sul da Ásia encontra-se numa situação de caos e repressão que já causou mais de um milhar de mortes e a detenção arbitrária e privação de cuidados essenciais a outros milhares.

R Redacção
21/09/2021

Música

Uma Paixão fora de época e em fim de Verão? É verdade que, para os cristãos, cada domingo condensa o essencial do mistério do Cristianismo. Esta Paixão – em rigor, Officivm Hebdomadæ Sanctæ, ou Ofício da Semana Santa, de Tomás Luis de Victoria (Ávila, 1548) – celebra a Paixão e Morte de Jesus na sua completude: Domingo de Ramos, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo (no século xvi – a obra foi composta em Roma, em 1585 –, a dimensão da Ressurreição era ainda secundarizada na liturgia).

A António Marujo
20/09/2021

Marrocos incendiário

A Argélia vai rever as suas relações com Marrocos, país vizinho que acusa de «actos hostis incessantes» e de envolvimento nos enormes incêndios florestais de Julho, no Norte do território. O governo do presidente argelino Abdelmadjid Tebboune (na foto) acusa a organização independente Kabyle e o movimento conservador islâmico Rashad de estarem envolvidos nos incêndios.

R Redacção
18/09/2021

É preciso mudar (o) “mesmo”

«A mudança está próxima. Ou vem da mudança da nossa sociedade, ou vem da mudança dos céus e do solo.» – Assim termina um artigo recente da New Scientist sobre o sonho de uma visão global para um mundo de emissões zero, isto é, neutras do ponto de vista do CO2. As alterações climáticas estão à nossa porta e são a reacção à nossa acção. Afectam-nos a todos, mas são os mais pobres e com menos recursos que sofrerão mais e daí a eco-injustiça gerada em muitos pelo consumismo e despreocupação de poucos. Não é possível alterar o curso do antropoceno, ou seja, da mão humana que altera, literalmente, a face do planeta, sem alterarmos os nossos comportamentos. Porém, se essas alterações não vierem a partir do nosso interior, corremos o risco de se viver mais uma sensação momentânea. Aliás, já se questionaram porque razão todos os COPs (conferência das nações sobre as alterações climáticas) desde Paris, dizem sempre o mesmo – «temos de mudar»

M Miguel Oliveira Panão
16/09/2021

Rússia: Sem observadores

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa anuncia que não tem condições para enviar observadores às legislativas de Setembro na Rússia. «As limitações impostas pelas autoridades nacionais impedem a OSCE de fornecer aos eleitores russos uma avaliação transparente e fiável das suas eleições», lamenta Margareta Cederfelt, presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE.

R Redacção
15/09/2021

Contra a escravatura moderna

Representantes das principais religiões de quatro países africanos assinaram uma declaração conjunta contra a o tráfico de seres humanos, a escravatura doméstica, o trabalho infantil e o matrimónio forçado de menores, crimes que afectam 40 milhões de pessoas no mundo.

R Redacção
14/09/2021

Hungria: Papa com autocrata

O Papa Francisco vai celebrar hoje, 12 de Setembro, em Budapeste, na Hungria, a missa de encerramento do 52.º Congresso Eucarístico Internacional. Na ocasião encontrar-se-á com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, o chefe do partido nacional-populista Fidesz e do Governo húngaro, que tem cometido infracções aos tratados da União Europeia, de que é membro.

R Redacção
13/09/2021

Leituras

Viver com esperança

M Marta Arrais
12/09/2021

Peru: Campesino no poder

O professor e sindicalista Pedro Castillo (na foto), líder do partido de esquerda populista PL, é o novo presidente do Peru, depois de vencer as disputadas eleições de Junho. O novo chefe de Estado promete o reforço da saúde, educação e agricultura, o regresso ao controlo estatal da energia e minérios, a deportação de migrantes que cometam crimes e a reintrodução da pena de morte.

R Redacção
11/09/2021

Zâmbia: Opositor presidente

O líder da oposição na Zâmbia, Hakainde Hichilema (na foto), do partido liberal UPND, é o novo presidente eleito, depois de vencer o presidente em exercício Edgar Lungu, do partido socialista PF, que se recandidatou a segundo mandato nas presidenciais de Agosto. O economista e criador de gado Hakainde Hichilema prometeu «reformas para facilitar os investidores, melhorar a situação da dívida e tolerância zero à corrupção». Com uma economia estagnada, o país da África Austral tornou-se o primeiro do continente, na era da pandemia, a não pagar as dívidas públicas internacionais.

R Redacção
09/09/2021

Anuncio

(123RF)

M Miguel Oliveira Panão
08/09/2021

Director nacional das OMP

A Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano, nomeou o padre José António Mendes Rebelo, missionário comboniano, director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

R Redacção
07/09/2021

Haiti: Catástrofe humana

O neurocirurgião e político social-democrata Ariel Henry é o novo primeiro-ministro e presidente interino do Haiti, depois do assassínio por mercenários, em Julho, do presidente Jovenel Moïse. A recuperar do terramoto de 2010, o mais pobre país do continente americano voltou, em Agosto, a sofrer um sismo, que causou mais de dois milhares de mortos e 30 mil famílias desalojadas.

R Redacção
04/09/2021

Afeganistão: Emirado islâmico

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) pede à comunidade internacional que ofereça todo o apoio aos afegãos que enfrentam risco no seu país, sob o novo regime talibã, depois do colapso da república afegã e da fuga do presidente Ashraf Ghani.

R Redacção
03/09/2021

São Tomé e Príncipe: Segunda volta

A segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe realiza-se no início de Setembro, quase um mês depois da data inicialmente prevista, um atraso justificado pelo contencioso judicial na sequência de reclamações sobre os resultados da primeira volta. Ao escrutínio concorre o candidato Carlos Vila Nova, apoiado pelo ADI, maior partido político, na oposição, que em Julho registou 43,3% dos votos, e Guilherme Posser da Costa, apoiado pelo MLSTP/PSD, coligação no poder, que obteve 20,7% dos votos. O presidente Evaristo Carvalho não se recandidatou a segundo mandato.

R Redacção
01/09/2021

Igreja sinodal e missionária

Os católicos da América representam quase metade do total mundial (48,1% dos 1,34 mil milhões de baptizados). E é no Sul e Centro desse continente que a Igreja está a efectuar com grande interesse e entusiasmo o processo sinodal de reflexão e escuta que culminará com a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e das Caraíbas. Convocada pelo Papa Francisco, o lema da Assembleia é «Somos todos discípulos missionários em saída». Realizar-se-á de 21 a 28 de Novembro próximo no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe (México) e, simultaneamente, noutros países do continente, tanto presencialmente como nos ambientes digitais.

B Bernardino Frutuoso
31/08/2021

Química verde

Os cientistas Johanna C. Sadler e Stephen Wallace, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontraram uma forma de transformar garrafas de plástico reciclado em aromatizantes de baunilha – constituinte essencial para fornecer o sabor e o aroma de baunilha –, utilizando bactérias E. coli artificiais. O processo permite mitigar a poluição ambiental e melhorar a sustentabilidade. Actualmente, apenas 14% das garrafas de plástico produzidas em todo o mundo são recicladas e, mesmo essas, só podem ser transformadas em fibras opacas para vestuário ou tapetes.

R Redacção
28/08/2021

Imunização de migrantes

A Organização Internacional das Migrações (OIM) alerta para a necessidade de incluir os migrantes nos programas de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo sob pena de criar «uma nova assimetria no mundo». O acesso dos migrantes à vacinação tem vindo a ser impedido em pelo menos cinco dezenas de países do mundo. «A recuperação económica está intrinsecamente ligada ao processo da vacinação e à necessidade de incluir os migrantes nos esforços de vacinação globais», sublinha o director-geral da OIM, António Vitorino.

R Redacção
26/08/2021

Sudão do Sul: Soldados retiram-se

Os militares que deveriam constituir o Exército Nacional do Sudão do Sul (SSPDF) retiraram-se por falta de condições. «Os soldados abandonaram campos e centros de treino devido à falta de alimentos, medicamentos e bens básicos», informa Charles Gituai, presidente da Comissão Conjunta de Monitorização e Avaliação (JMEC), apelando ao governo de transição para resolver a falta de financiamento.

R Redacção
23/08/2021

Cancelar a dívida aos países pobres

A Confederação Internacional da Cáritas pediu aos governos do G7 «respostas inovadoras e sem precedentes» no contexto da actual crise. «É impossível a reconstrução sem cancelar a dívida aos países pobres e reinvestir os fundos nas respostas e na recuperação à covid-19, e no combate às alterações climáticas», afirma a organização católica, presente em cerca de 200 países e territórios.

R Redacção
21/08/2021

Acreditar é…caminhar em grupo

Ouço dizer que «a fé cristã é um caminho pessoal». Mas não podemos dizer também que a fé é um caminho em grupo?

F Fernando Domingues
18/08/2021

África: Pandemia acelera

A terceira vaga pandémica está a crescer e a acelerar em África com as variantes mais contagiosas, adverte a Organização Mundial de Saúde. «O número de casos está a aumentar 22% por semana em todo o continente», alerta a directora da OMS para África. Mais de 12 milhões de pessoas estão agora totalmente vacinadas, mas isto representa menos de 1% da população do continente. África já ultrapassou 5,2 milhões de infectados e 136 mil mortes associadas à covid-19.

R Redacção