Combonianos Portugal
25/07/2021

Mianmar: Escalada de violência

Michelle Bachelet, alta-comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, alerta para a escalada de violência em Mianmar desde que o golpe militar de Fevereiro mergulhou o país numa «catástrofe de direitos humanos». Mais de 860 pessoas já foram mortas e mais de 4800 foram detidas de forma arbitrária, incluindo activistas, jornalistas e opositores da junta militar no poder neste país do Sul da Ásia.

R Redacção
23/07/2021

Infância roubada

As Nações Unidas revelam no relatório anual Crianças e Conflito Armado que pelo menos 19 379 meninos e meninas afectados pela guerra ao longo de 2020, foram vítimas de violações graves, como rapto, violência sexual ou recrutamento para combate. O documento sublinha que o novo coronavírus «agravou as vulnerabilidades existentes, impedindo o acesso das crianças à educação, serviços de saúde e sociais, limitando as actividades que visam a protecção de crianças e diminuindo os espaços seguros».

R Redacção
22/07/2021

Ano Jacobeu: a vida é uma peregrinação

No próximo dia 25 de julho, celebra-se a festa do Apóstolo São Tiago. Não fora o facto de estarmos a viver com os condicionalismos da pandemia, certamente seriam milhares aqueles que estariam nas estradas da Península Ibérica a percorrer os Caminhos de Santiago, vindos de todo o mundo.

S Sérgio Carvalho
21/07/2021

Aumentam os cristãos

O Cristianismo em África está a aumentar mais do que noutros continentes, apesar das dificuldades. Assim o revela um estudo publicado na revista Sociology of Religion, que analisa a correlação entre o crescimento do Cristianismo e a perseguição ou a falta de apoio governamental às Igrejas. Dos 166 países analisados no período 2010-2020, os dez primeiros da lista são africanos: Tanzânia, Maláui, Zâmbia, Uganda, Ruanda, Madagáscar, Libéria, Quénia, RD Congo e Angola.

R Redacção
19/07/2021

Visão Global pode unir a família da criação

Já pensaram nos recursos usados para procurar vida noutros planetas, nem que seja o fóssil de um micróbio, e o quanto a nossa acção neste planeta que habitamos pode levar à extinção de algumas espécies? Por que razão fazer tanto esforço para encontrar vida noutros planetas, quando damos tão pouca atenção à vida que desabrocha ao nosso redor? Precisamos de prestar atenção ao que prestamos atenção. E talvez a nossa atenção para com a vida no nosso planeta esteja relacionada com o grau de envolvimento que temos com o mundo natural.

M Miguel Oliveira Panão
17/07/2021

Irão: Presidente guiado

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi, do grupo político JRM, toma posse como presidente do Irão, em Agosto, depois de vencer as eleições de Junho no país do golfo Pérsico. O até agora responsável do poder judiciário é um crítico severo do Ocidente e é acusado de abusos de direitos humanos que remontam a décadas. «As queixas do povo sobre as deficiências são reais», afirma Ebrahim Raisi, propondo-se combater a corrupção, a crise económica e o clima de desilusão social na república islâmica, embora o essencial do poder executivo seja detido pelo guia supremo Ali Khamenei.

R Redacção
15/07/2021

Angola: Circular na CPLP

A XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP reserva «surpresas, no bom sentido» da Guiné Equatorial, que promete abolir a pena de morte. A cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Julho, em Luanda, aprovará o Acordo sobre a Mobilidade na CPLP, de cidadãos entre os Estados-membros. Angola assume agora a presidência rotativa, sucedendo a Cabo Verde, que teve o seu mandato prolongado por mais um ano devido à pandemia de covid-19. O presidente angolano João Lourenço (na foto) «confia que a cimeira será presencial e que estejam presentes todos os chefes de Estado».

R Redacção
11/07/2021

São Tomé e Príncipe: Novo presidente

O Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe admite 19 candidaturas às presidenciais de Julho. O presidente Evaristo Carvalho não se recandidata a segundo mandato. O antigo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Guilherme Pósser da Costa (na foto), é o candidato presidencial do MLSTP-PSD, coligação no poder, enquanto a ADI, maior partido político, na oposição, apoia o seu candidato Carlos Vila Nova.

R Redacção
09/07/2021

Sudão do Sul: dez anos muito complicados

O Sudão do Sul celebrou a sua independência do Sudão a 9 de Julho de 2011. Um acontecimento que vivi em primeira pessoa e trago tatuado na memória.

J José Vieira
09/07/2021

«Toda a vida importa»

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou, no passado dia 19 de Junho, um dia de sensibilização e oração em memória das 500 mil vítimas mortais da covid-19 no país. A jornada teve como lema «toda a vida importa» e um convite para que todos os brasileiros trabalhem por «solidariedade, acolhimento, partilha, compreensão e resiliência».

R Redacção
05/07/2021

Tarrafal mundial

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, assina com o Governo português, no início de Julho, a candidatura do campo de concentração do Tarrafal de Santiago a Património da Humanidade da UNESCO. O “campo da morte lenta” acolheu mais de 500 opositores políticos portugueses e guerrilheiros dos grupos de libertação dos países africanos.

R Redacção
03/07/2021

Passe de imunidade

A partir de Julho, a União Europeia adopta o Certificado Digital Covid da UE (EUDCC), documento que durante a pandemia facilita a livre circulação dentro dos Estados-membros dos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infecção ou testados. «Caberá sempre aos governos nacionais decidir se os viajantes com o certificado terão de ser submetidos a requisitos adicionais», ressalva a Comissão Europeia.

R Redacção
28/06/2021

Ensino chinês

O Conselho do Estado da China proíbe o ensino de currículos estrangeiros desde as creches até ao 9.º ano de escolaridade e interdita qualquer entidade estrangeira de ser proprietária de uma escola de ensino obrigatório (até ao 9.º ano). A nova lei, que entra em vigor a 1 de Setembro, também prevê que os membros da direcção ou de outro órgão dirigente devem ser chineses e incluir representantes das entidades reguladoras.

R Redacção
27/06/2021

Construtor de pontes

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, propõe-se continuar no cargo como «um construtor de pontes», ao apresentar-se como recandidato ao mais alto cargo da organização intergovernamental, com sede em Nova Iorque. Em Dezembro, o secretário-geral será nomeado pela Assembleia Geral (UNGA), mediante recomendação do Conselho de Segurança (UNSC).

R Redacção
26/06/2021

Proteger os povos indígenas e a Amazónia

A Comissão Episcopal Especial para a Amazónia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM-Brasil) divulgaram uma carta aberta ao povo brasileiro, depois do encontro realizado nos dias 18 e 19 de Maio. No texto, afirmam que a Igreja na Amazónia está comprometida com os pobres e os povos indígenas.

R Redacção
25/06/2021

Aprendiz da missão

Como missionário comboniano se há algo que a minha experiência de vida por terras africanas me tem ensinado é que a missão não é uma questão de matemática, mas sim de fé e de amor e doação, pois somente o amor de tudo é capaz.

F Francisco Machado
24/06/2021

Dívida e vírus

Os desafios e problemas em África, como a violência, pobreza, alterações climáticas e falta de empregos, levam o presidente da Comissão da União Africana a pedir à comunidade internacional «mais flexibilidade no financiamento de programas de estímulo nacionais e económicos».

R Redacção
23/06/2021

Egipto: Suez alarga-se

O presidente do Egipto aprovou o projecto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal de Suez, após o bloqueio acidental, em Março, por um navio porta-contentores nesta via navegável artificial, crucial para o encurtamento das viagens de comércio marítimo entre a Ásia e a Europa. «O novo projecto vai melhorar o canal tendo em consideração o crescimento do comércio mundial», anuncia Abdel al-Sissi. A intervenção incide em mais de 50 quilómetros da parte sul do canal e está previsto prolongar-se por 24 meses, de forma a elevar a eficiência e segurança da navegação.

R Redacção
22/06/2021

Ministério de catequista

O Papa Francisco instituiu o ministério de catequista na Igreja Católica através da carta apostólica Antiquum ministerium, publicada no dia 11 de Maio. O pontífice reconhece, assim, esse ministério como uma vocação no centro da vida da Igreja e o seu protagonismo na obra de evangelização.

R Redacção
21/06/2021

Sugestões musicais

Portugal continua a preparação para a JMJ 2023 e pode contar com o contributo da Banda Missio, fundada há dez anos pelo impulso inspirador do padre Leonel Claro, missionário comboniano, actualmente no Chade, África. O novo disco do grupo procura responder ao apelo que o Papa Francisco lançou aos jovens na Polónia: «Pouco a pouco, sem nos darmos conta, encontramo-nos adormecidos, encontramo-nos pasmados e entontecidos. Certamente, para muitos, é mais fácil e vantajoso ter jovens pasmados e entontecidos que confundem a felicidade com um sofá; para muitos, isto é mais conveniente do que ter jovens vigilantes, desejosos de responder, de responder ao sonho de Deus e a todas as aspirações do coração.»

R Redacção