Fundada em 2022, a comunidade São Francisco Xavier serve a crescente população católica da diocese de Balanga, na província de Bataan, nas Filipinas. Enraizada no carisma de São Daniel Comboni, promove a evangelização, a proximidade com os povos indígenas e a animação missionária e vocacional.
Por Noel Sakie, missionário comboniano
A comunidade São Francisco Xavier foi oficialmente inaugurada no dia 15 de Março de 2022, aniversário do nascimento de São Daniel Comboni, fundador dos Missionários Combonianos. Esta é a nossa primeira comunidade religiosa na região central de Luzon. No entanto, o padre Randy já estava na diocese de Balanga desde Novembro de 2021, acompanhado pelo noviço Francisco. Inicialmente, eles foram acolhidos na paróquia de São Miguel Arcanjo, em Orion. Em Dezembro, mudaram-se para uma casa arrendada em Barangay Dualeuale, no município de Limay, onde reside a comunidade actual.
A comunidade exerce o seu ministério na recém-formada paróquia de São Daniel Comboni, erigida em 6 de Fevereiro de 2022.
A paróquia abrange o território da freguesia de Duale, bem como partes das freguesias de Alangan, Reformista e São Francisco 1 e 2. Inclui cinco capelas, duas pequenas comunidades cristãs, duas comunidades indígenas, os Aeta Mambukon e os Aeta Zambal, residem em Sitio Kinaragan e Sitio Aryada, respectivamente.
De acordo com o Censo de 2020, a freguesia de Duale conta com 8905 habitantes. O município de Limay tem três das maiores refinarias de petróleo das Filipinas, atraindo imigrantes de todo o país. É um dos municípios que mais crescem em Bataan. Os habitantes de Duale trabalham como agricultores, operários, profissionais, principalmente das classes média e baixa. Embora a maioria seja católica, há também uma forte presença de seitas religiosas, como a Iglesia ni Cristo, Ang Dating Daan e outras igrejas evangélicas sem denominação.
Evangelização
Inspirada pelo amor que brota do Coração Traspassado do Bom Pastor, a comunidade de São Francisco Xavier permanece fiel ao carisma de São Daniel Comboni. Os missionários esforçam-se para ser uma presença evangelizadora que nutre o crescimento do Reino de Deus.
A comunidade que se encarrega do serviço pastoral na Paróquia São Daniel Comboni garante o seu crescimento e florescimento. Cada membro participa activamente na execução do Plano Pastoral Paroquial e assume ministérios específicos dentro da paróquia. Damos ênfase à formação de agentes pastorais, capacitando-os para contribuir para a evangelização da paróquia. Como Missionários Combonianos, focamo-nos no ministério em capelas e pequenas comunidades cristãs, enquanto procuramos alcançar os católicos não-praticantes e os que não foram totalmente evangelizados. Além disso, promovemos o espírito missionário na Igreja local e incentivamos as vocações para a vida sacerdotal, religiosa e missionária.
Uma responsabilidade significativa da comunidade é supervisionar a construção da igreja paroquial, que levará de dois a três anos. O padre Randy Recalde é o pároco e responsável pelo processo de construção, auxiliado pelo irmão Mario Jason Castro na gestão financeira, enquanto o padre Raoul Kasoso apoia os diferentes ministérios pastorais.
Povos indígenas
Seguindo o exemplo e o carisma de São Daniel Comboni, que se dedicou aos mais pobres e abandonados da África, a comunidade também se compromete no serviço aos povos indígenas, um dos grupos mais marginalizados da actualidade.
A paróquia anima pastoralmente os Aeta Mambukon em Kinaragan e os Aeta Zambal em Aryada. Em Kinaragan, há uma capela com celebrações eucarísticas dominicais regulares e administração dos sacramentos. A comunidade também participa nas celebrações anuais do Dia dos Povos Indígenas e realiza actividades de evangelização em Aryada. Os missionários procuram aprender a sua língua e conhecer a sua cultura, preservar as suas tradições e apoiar o seu bem-estar.
Animação missionária
A comunidade São Francisco Xavier divulga, igualmente, o carisma e a missão comboniana. Assim, as reflexões e homilias enfatizam a espiritualidade missionária. A comunidade também acolhe missionários para partilhar as suas experiências.
A comunidade incentiva também os jovens a considerarem a vocação missionária. Os membros da comunidade participam em iniciativas diocesanas para promover as vocações. Acolhem noviços e postulantes combonianos para uma experiência pastoral e missionária, contribuindo para o seu discernimento e perseverança.