Nascer outra vez?!

Nascer outra vez?!

27/05/2020
Maria Mendonça

Os Evangelhos estão cheios de episódios e dicas que dão que pensar. Neste encontro com o grupo de adolescentes, Matilde escolhe o relato de um certo Nicodemos que vai à procura de Jesus.

Leem o Evangelho de S. João, capítulo 3, versículos 1 a 7 (Jo 3, 1-7): «Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos, um chefe dos judeus. Veio ter com Jesus de noite e disse-Lhe: “Rabi, nós sabemos que Tu vieste da parte de Deus, como Mestre, porque ninguém pode realizar os sinais portentosos que Tu realizas, se Deus não estiver com ele.” Em resposta, Jesus declarou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus.” Perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura poderá entrar no ventre de sua mãe outra vez, e nascer?”

Jesus respondeu-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: ‘Vós tendes de nascer do Alto.’”»

– Nicodemos é uma figura histórica e representa o género humano, de todos os tempos e lugares, que quer encontrar respostas para as suas inquietações acerca do sentido da vida, dos seus valores, da sua escala de prioridades, do rumo dos acontecimentos... – começa Matilde. E continua: – Nicodemos era um fariseu importante. Porque terá ido ele procurar Jesus à noite?

– Talvez por medo de ser criticado pelos outros fariseus por se mostrar interessado em Jesus – arrisca Filipe.

– Pareceu-me desejoso de saber como aceder ao novo mundo, ao tal Reino de que falava o Mestre – complementa Cristina.

– A consciência não o deixava sossegar, havia qualquer coisa dentro dele que o desafiava a ir mais além – acrescenta Inês.

– Era como se, apesar do muito que estudou, faltasse ainda uma parte a que somente Jesus podia dar resposta – medita Joel.

– Naturalmente, não faria parte das perguntas que Nicodemos queria fazer a Jesus o que fazer para entrar novamente na barriga da mãe... – graceja Matilde. – Esta ingenuidade aponta o verdadeiro espírito de infância que é preciso ter para se renascer. Mas é perfeitamente compreensível a sua pergunta: «Como pode ser isso?» Também Maria a fez ao Anjo Gabriel, na Anunciação. E fazemos todos a Deus. Vamos indagar Nicodemos na Bíblia_app?

E Nicodemos responde:

– A minha ânsia era saber como se podia renascer. Aprendi que se trata de iniciar uma nova vida, ou melhor, levar a mesma vida de forma diferente, mudando a maneira de pensar, de sentir, de agir e as intenções do coração. Sem esta transformação, a prática cristã resume-se a aparências que desfiguram Deus e desumanizam o ser humano.

Pensa nisto

Nascer de novo significa adquirir um olhar distinto sobre tudo e todos, como fruto do encontro pessoal com Jesus Cristo.

 

___________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.