Tecendo esperança na Amazónia

Tecendo esperança na Amazónia

29/07/2022

A décima edição do Fórum Social Panamazónico (FOSPA) foi inaugurado com uma grande marcha pelo centro da cidade de Belém, na qual participaram indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses e movimentos sociais (Foto: © FOSPA).

Decorre de 28 a 31 de Julho, na cidade amazónica de Belém do Pará, no Brasil, a décima edição do Fórum Social Panamazónico (FOSPA). O encontro internacional começou com uma grande marcha pelo centro da cidade de Belém, na qual participaram representantes das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e camponesas, assim como membros dos diferesntes movimentos sociais que defendem a Amazónia. Fizeram ouvir a sua voz pessoas vindas de territórios brasileiros e internacionais, povos plurais de culturas, costumes, línguas e sabedorias distintas, mas todos filhos da Terra, das águas e da floresta.

No X FOSPA, que se está a realizar nas instalações da Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta com mais de 200 voluntários que estão a dar apoio aos milhares de participantes – vindos da América, África, Ásia e Europa –, estão a ser discutidos vários temas relacionados com a Amazónia: a mãe Terra, a sua biodiversidade e os povos que a habitam, as suas culturas antigas e o seu direito a viver bem. Como assinala o Papa Francisco, é essencial ouvir o grito da mãe Terra e o grito dos pobres e dos oprimidos.

Os objectivos do X FOSPA são: elaborar um manifesto final de convergência de todos os grupos que trabalham a favor da Amazónia e dos povos que a habitam; elaborar uma carta de compromisso dirigida aos políticos brasileiros para salvaguardar a Amazónia e os povos que a habitam; criar um parlamento mundial sobre os direitos da Natureza.

Participam no X FOSPA cerca de trinta representantes da Família Comboniana – combonianos, combonianas, seculares e leigos missionários combonianos. Logo a seguir ao encontro, o grupo da Família Comboniana reunir-se-á de 1 a 3 de Agosto para dar início ao Primeiro Encontro Comboniano sobre Ecologia Integral.

Veja o encontro de oração, mística e espiritualidade no início do FOSPA (em espanhol):