Moçambique: novo bispo de Pemba

Moçambique: novo bispo de Pemba

11/03/2022

D. António Juliasse Ferreira Sandramo, bispo de Pemba (foto: AIS)

O Papa Francisco nomeou como novo bispo de Pemba, em Moçambique, D. António Juliasse Ferreira Sandramo, de 53 anos, até agora administrador apostólico da diocese e auxiliar de Maputo.

O responsável católico nasceu a 20 de março de 1968 e é bispo desde dezembro de 2018; em 2021, assumiu a missão de administrador apostólico da Diocese de Pemba, depois de o Papa Francisco ter transferido o bispo D. Luiz Fernando Lisboa para a diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.

Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, é palco há mais de quatro anos, de ataques de rebeldes armados, alguns dos quais associados ao autodenominado Estado Islâmico.

Numa entrevista ao VaticanNews o prelado disse, no fim de Janeiro, que a Igreja para além de acolher as famílias deslocadas, tem prestado assistência de que pouco se fala. E destacou o apoio espiritual prestado por sacerdotes aos fiéis em situação de deslocados.

No início de 2022, também os líderes religiosos da Província de Cabo Delgado emitiram uma declaração conjunta para denunciar a crise pela violência terrorista na região, particularmente em Pemba.

«A província encontra-se numa crise humanitária profunda, causada pela violência terrorista, em uma regressão dos indicadores de desenvolvimento integral também agravada pelas consequências das medidas restritivas de prevenção contra a pandemia da covid-19», refere o texto que foi divulgado pela agência Ecclesia.

A posição dos líderes religiosos repudiavam e distanciamvam-se dos «actos e das pessoas que deturpam as doutrinas religiosas para justificarem qualquer tipo de violência».

O conflito já provocou mais de 3100 mortes e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades locais e organizações internacionais.