Missionários Espiritanos elegem novos superiores

Missionários Espiritanos elegem novos superiores

21/10/2021

O capítulo geral dos Espiritanos, reunido em Bagamoyo, na Tanzânia elegeu como novo superior geral o padre Alain Mayama (na foto), membro da província do Congo Brazzaville e que era assistente geral, em Roma. Foi a primeira vez que na congregação escolheram para estas funções um missionário do continente africano.

«Saudado pela assembleia capitular, o padre Alain Mayama terá a missão de animar os mais de 2500 Missionários Espiritanos a trabalhar em mais de 60 países nos cinco continentes», refere um comunicado dos Espiritanos. E acrescentam que é missão do superior geral «acolher e animar os milhares de leigos que partilham a espiritualidade e a Missão espiritana”, sublinhando que se trata do “primeiro superior geral vindo de África».

Entretanto, o padre Tony Neves, missionário português, foi eleito assistente geral. «Esta é mais uma missão para servir. Depois de tudo o que aconteceu na minha vida espiritana, aceito com serenidade e espírito de fé esta missão para a qual fui eleito», disse o sacerdote à Agência Ecclesia.

O padre Tony Neves salienta que os desafios da missão hoje «são enormes» e a sinodalidade, a que o Papa Francisco desafia, «será uma forma de ser Igreja», que os membros da sua congregação vão «abraçar».

A animação dos Missionários Espiritanos é feita por um superior geral e seis assistentes que são eleitos de oito em oito anos, nos capítulos gerais.