Filipinas: Cuidar a Casa Comum

Filipinas: Cuidar a Casa Comum

03/09/2021

A Igreja Católica nas Filipinas vive e celebra com total envolvimento na iniciativa “Tempo da Criação”. Os bispos filipinos exortaram os padres católicos, religiosos, leigos, famílias, comunidades e movimentos a salvaguardar a Criação, o dom de Deus, respeitando todas as criaturas, a dignidade da vida humana e do ambiente.

Numa carta pastoral por ocasião do "Tempo da Criação", que a Igreja universal celebra de 1 de setembro a 4 de outubro, o arcebispo de Davao, Romulo G. Valles, afirma: «A nossa Casa Comum está à beira da catástrofe. São necessárias medidas urgentes. Esperamos que este Tempo da Criação nos leve a renovar o nosso compromisso de agir para garantir que toda a criação tenha uma casa segura e saudável para prosperar e participar na renovação do Oikos (casa) de Deus».

«Sejam responsáveis administradores da criação», disse o cardeal José Advíncula, arcebispo de Manila, na celebração inaugural do Tempo da Criação, no passado dia 1 de Setembro, apelando a todos os fiéis para que «protejam a criação de Deus não como monopólio, mas como um presente a ser partilhado com todos». «O que recebemos como presente, devemos dar como presente. É aqui que entra a dimensão missionária do nosso Tempo da Criação», disse o cardeal Advíncula, falando na Catedral da Imaculada Conceição, em Manila. «Os dons de Deus não podem ser usados em detrimento ou benefício dos outros. Jesus ensina-nos que os dons não devem ser acumulados apenas por alguns. Os presentes devem ser partilhados e devem beneficiar todos», acrescentou. «Juntemo-nos ao Papa Francisco na sua intenção de oração de que todos faremos escolhas corajosas que nos levem a um estilo de vida simples e ecologicamente sustentável», sublinhou o cardeal. «E com a inspiração de São Francisco de Assis, empreendamos este Tempo da Criação com gratidão pelos dons que recebemos e com a firme determinação de partilhar e ser responsáveis pelos dons de Deus», concluiu.

De 1 de Setembro a 4 de outubro, a festa de São Francisco, todas as comunidades cristãs do mundo celebram a beleza e a bondade da criação e comprometem-se no cuidado da Casa Comum.