Síria: agravamento da crise económica

Síria: agravamento da crise económica

31/08/2021

A irmã Maria Lúcia Ferreira, religiosa portuguesa que vive na Síria, afirma que há pessoas que «a pão e água», alertando para a crise económica está a deixar profundas marcas no quotidiano das populações.

«Está a ser muito difícil. Aqueles que tinham algumas reservas de dinheiro para o futuro, estão a gastá-lo pouco a pouco. Aqueles que não têm vivem a pão e água», disse a religiosa ao secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Na informação enviada hoje à revista Além-Mar, pela fundação pontifícia, a irmã Maria Lúcia Ferreira sublinha que a vida «está cada vez mais difícil» e afirma que «os produtos cada vez mais caros», seja a comida, mas, sobretudo, as roupas.

«Uma peça de roupa [custa] quase metade de um salário, tal como um quilo de carne», exemplifica.

A religiosa portuguesa, da Congregação das Monjas de Unidade de Antioquia, vive no Mosteiro de São Tiago Mutilado, na vila de Qara, e adianta também que há falhas no fornecimento de electricidade, dificuldade no acesso ao gás e nos combustíveis, com muita falta de gasolina, o que obriga as famílias a «calcular onde é que podem ir com a gasolina que recebem».

«No Verão diziam que ia haver apenas duas horas de electricidade por dia, o que não dá para o congelador conservar a comida, nem para o frigorífico. Também ter gás para um mês inteiro é extremamente difícil, uma botija de gás só chega a cada família a cada mês e meio, mais ou menos», referiu

Segundo a irmã Maria Lúcia Ferreira, a crise económica está também a afectar os projectos humanitários e de desenvolvimento que as religiosas promovem no Mosteiro de São Tiago Mutilado, nomeadamente o projecto das lãs, que «procura dar trabalho e ser uma fonte de rendimento extra para as mulheres da vila de Qara».

A Síria é um país que está em guerra desde há dez anos e sofre também as consequências das sanções económicas impostas ao regime de Bashar al-Assad pelos Estados Unidos e pela União Europeia.