Bispos do Peru: procurar o bem comum

Bispos do Peru: procurar o bem comum

27/08/2021

O Presidente do Peru, Pedro Castillo, com o gabinete ministerial (Foto: Presidência do Peru)

A Conferência Episcopal do Peru na mensagem intitulada "Com passos decisivos, vamos tornar nosso Peru grande" e publicada na véspera da apresentação do novo governo do Presidente Pedro Castillo ao Congresso, sublinham «com profunda preocupação» que a extrema polarização política está a criar «incerteza no país», com repercussões em todos os sectores da sociedade, especialmente para os mais pobres e vulneráveis.

A mensagem está dividida em doze pontos, nos quais os bispos analisam a situação do país. Os prelados indicam entre os problemas «o doloroso e histórico abandono de milhares de cidadãos peruanos nos subúrbios do país». Uma situação que causa dor e ressentimento, além de acentuar as já grandes desigualdades sociais. Entre os problemas exacerbados pela pandemia está o sofrimento dos peruanos devido à «falta de trabalho, ao alto custo de vida e ao medo de investir» no país.

E no texto refere-se, igualmente, que muitos estudantes em condições de extrema pobreza também não tiveram acesso a ferramentas digitais. Tudo isso, lembram os bispos peruanos, está a acontecer enquanto muitas «crianças e adolescentes estão mostrando sinais claros de problemas de saúde mental e emocional devido à falta de contacto directo com seus professores e colegas de escola».

A Conferência Episcopal do Peru também apela a que o governo forneça vacinas a todos para combater o avanço da covid-19, pedindo aos peruanos que se vacinem.  Os bispos indicam, ainda, algumas linhas de acção para os políticos e cidadãos neste momento crucial da história do país: a procura do bem comum, sem exasperar, exacerbar e polarizar, orientando a democracia para a liberdade; evitar todo autoritarismo e combater todas as formas de discriminação e pobreza a fim de percorrer um caminho em direcção à igualdade e à fraternidade; promover a amizade social e o cuidado com a diversidade cultural e a biodiversidade.