Uganda: doação do Papa Francisco

Uganda: doação do Papa Francisco

09/07/2021

A gratidão da comunidade de Apeitolim, na diocese de Moroto, Uganda, ao Papa Francisco (Foto: Vatican News)

O Papa Francisco destinou cinco mil euros para a construção de um poço em Apeitolim, na diocese de Moroto, Uganda. A comunidade cristã ficou surpreendida com o gesto do papa, expressou o padre Marco Canovi, missionário comboniano, que há 50 anos trabalha na região de Karamoja, no nordeste do país. Em nome de toda a comunidade, disse o missionário em declarações ao Vatican News, o nosso «muito obrigado» ao Santo Padre pela constante solicitude com os pobres e com a África.

«A construção do poço vai permitir o abastecimento de água local e por fim às longas viagens das mulheres e crianças de Amaler, Kalowakaner e Apeduru», explica o padre Marco. A primeira fonte disponível na região, semidesértica e habitada principalmente pela etnia Karamojong, dedicada à criação de ovelhas, está a cerca de cinco quilómetros da povoação e todos os dias os 35 mil residentes têm que se abastecer deslocando-se a pé.

Após a notícia da hospitalização do Papa Francisco (que foi submetido o passado domingo a uma operação programada ao cólon e tem vindo a recuperar favoravelmente e deve permanecer no hospital universitário Agostino Gemelli mais alguns dias), acrescenta o comboniano, «convocamos a comunidade cristã várias vezes para rezar juntos: queremos testemunhar a nossa gratidão afectuosa, que se torna numa oração intensa por este pai que temos diante de Deus».  E continua o missionário: «Um pai que pensa em nós, que nos ajuda, nos dá esperança e nos encoraja a não ter medo e a não nos sentirmos sozinhos».