RD do Congo: vulcão ameaça população

RD do Congo: vulcão ameaça população

31/05/2021

Foto: Lusa

O vulcão Nyiragongo volta a causar terror na República Democrática do Congo, ameaçando 400 mil pessoas. No último fim de semana, uma erupção do vulcão causou 32 vítimas, 20 mil deslocados e dezenas de crianças ficaram desaparecidas.

Dezenas de milhares de pessoas deixaram a cidade de Goma, capital da instável província do norte de Kivu, por ordem das autoridades locais. Formaram-se longas filas de carros, camiões e autocarros sobrecarregados de pessoas que tentam fugir por causa da evacuação forçada de 10 dos 18 bairros de Goma, cidade com dois milhões de habitantes.

Segundo um relatório da UNICEF, cerca de 400 mil pessoas, das quais 280 mil crianças estão deslocadas e precisam de ajuda e protecção. Em um comunicado, a Agência das Nações Unidas para a Infância afirma que quase mil crianças, que foram separadas de seus pais, durante o caos do primeiro dia de erupção, foram identificadas. A UNICEF conseguiu devolver cerca de 700 crianças para as suas famílias; outras 142 foram confiadas a famílias adoptivas temporárias, enquanto 78 estão em centros de assistência.

Além do perigo da erupção do vulcão, corre-se também o risco de ataques aos civis por inúmeros grupos armados, que assolam a área. “Uma nova erupção pode acontecer em qualquer momento”, explicou o governador local. Agora, o centro de Goma está sendo ameaçado pela actividade do magma sob a área urbana e no Lago Kivu. O maior medo é que a interacção da lava com a água do lago possa provocar uma emissão de gases muito asfixiantes na sua superfície.

(Com informação da Vatican News)