Ecologia humana integral

Ecologia humana integral

25/05/2021

O Papa Francisco lançou neste 25 de Maio, no Vaticano, a Plataforma de Acção ‘Laudato Si’, no final do ano dedicado à encíclica de 2015, sublinhando a necessidade de enfrentar a actual crise ecológica e responder ao grito da Terra e ao grito dos pobres.

Numa mensagem em vídeo, apresentada na conferência de imprensa conclusiva do Ano Laudato Si’ (Maio de 2020-Maio de 2021), que decorreu no Vaticano, o pontífice propõe uma «ecologia humana integral», que ajude a superar estilos de vida irresponsáveis que estão a ameaçar o futuro.

«Há algum tempo que esta casa que nos hospeda sofre com as feridas que causamos por uma atitude predatória», expõe, sublinhando que «essas feridas se manifestam de forma dramática numa crise ecológica sem precedentes, afectando o solo, o ar, a água e, em geral, o ecossistema em que vivem os seres humanos».

Francisco destaca que a pandemia veio sublinhar a interdependência entre os seres humanos e a Natureza.

«Que mundo queremos deixar às nossas crianças e aos nossos jovens? O nosso egoísmo, a nossa indiferença e os nossos estilos irresponsáveis estão ameaçando o futuro dos nossos jovens! Assim, renovo o meu apelo: cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto», afirma o papa.

Existe esperança, insiste o pontífice, pois «todos podemos colaborar, cada um com a própria cultura e experiência, cada um com as próprias iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra retorne à sua beleza original e a criação volte a brilhar novamente segundo o plano de Deus. E assim, «preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto».

Francisco adianta que a Plataforma de Acção ‘Laudato Si’ propõe uma rota de sete anos, guiada pelos sete objectivos da encíclica para responder ao grito da Terra e ao grito dos pobres, por uma economia ecológica, através da adopção de um estilo de vida simples, por uma educação e espiritualidade ecológicas, além do engajamento comunitário. «Trabalhar juntos», destaca o papa no vídeo, para «criar o futuro que desejamos: um mundo mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável».

O desafio é lançado, em particular, a sete realidades: famílias; paróquias e dioceses; escolas e universidades; hospitais; empresas e negócios agrícolas; organizações, grupos e movimentos; institutos religiosos.

Veja a mensagem (em italiano):