Filipinas: 500 anos de evangelização

Filipinas: 500 anos de evangelização

30/03/2021

A Páscoa de 2021 nas Filipinas será vivida e celebrada no contexto do 500.º aniversário da chegada do Cristianismo ao arquipélago, na viagem de Fernão de Magalhães (1521). Para comemorar o importante evento, estão a ser organizadas muitas actividades e celebrações.

A Igreja das Filipinas vai inaugurar a celebração do Jubileu no domingo de Páscoa, 4 de Abril, com a abertura das “Portas Santas” das igrejas de todo o país: mais de uma centena de igrejas em todas as dioceses foram designadas como “Igrejas Jubileu”.

Numa carta pastoral, o bispo Crispin Varquez, da cidade de Borongan, capital da província de Samar Oriental, onde desembarcaram os primeiros colonos que trouxeram o Evangelho, agradeceu a todos os pais das gerações de cinco séculos pelo seu inestimável contributo da transmissão da fé às crianças, «por terem dado a beleza e a verdade da nossa fé às crianças». E encorajou todos os fiéis a cumprirem a mesma missão. O bispo elogiou ainda o esforço «criativo e apaixonado» de padres, religiosos, catequistas, leigos e mulheres e muitas organizações religiosas pela evangelização», exortando-os a «suportar até ao fim». «Ensinamos fé, graças a quem somos como pessoas, graças às nossas ações. A nossa fé é um tesouro salvador. Transmiti-la é a nossa alegria e a nossa responsabilidade», recordou o bispo.

Numa das iniciativas dos 500 anos, os católicos na Ilha Homonhon, no centro das Filipinas, plantaram 500 árvores para celebrar o 500º aniversário da chegada do Cristianismo. «Desta forma, encorajamos e lembramos os cristãos para serem responsáveis e bons administradores da criação de Deus», disse o padre Christian Ofilan, que liderou a iniciativa de plantar árvores no território da paróquia de San Giovanni Battista, lembrando que «a proteção ambiental faz parte da mensagem cristã». A ilha de Homonhon é o centro das celebrações da diocese de Borong, como é onde o explorador português Fernão de Magalhães chegou em 16 de março de 1521, marcando o início da evangelização na nação asiática.

A Igreja Católica comemora também o aniversário do primeiro baptismo, que teve lugar no dia 14 de abril de 2021, evento que será orientado pela arquidiocese de Cebu, no centro das Filipinas.

Em relação aos 500 anos de fé, os bispos vão realizar o Congresso Missionário Internacional (IMC) e o II Congresso Missionário Nacional, em abril de 2022. Nos últimos anos, a Conferência Episcopal decidiu organizar um ciclo preparatório de nove anos (de 2013 a 2021), atribuindo um tema particular a cada ano, com o objetivo de aprofundar e revitalizar o caráter missionário da Igreja Filipina.

As Filipinas têm uma população de 108 milhões, dos quais mais de 90 milhões são católicos (86% da população), presentes em 86 dioceses.

Recordemos que, no passado dia 14 de Março, o Papa Francisco presidiu no Vaticano a uma missa pelos 500 anos de evangelização das Filipinas, na Basílica de São Pedro.

Na celebração com migrantes filipinos em Roma, Francisco deixou uma mensagem de agradecimento à população do país asiático – que tem o terceiro número mais alto de católicos no mundo – pelo seu trabalho de evangelização em todo o mundo.

«Recebestes a alegria do Evangelho: Deus amou-nos tanto que deu o seu Filho por nós. E esta alegria pode ser vista no vosso povo, pode ser vista nos vossos olhos, nos vossos rostos, nos vossos cantos e orações. Quero agradecer-vos pela alegria que levais ao mundo inteiro e às comunidades cristãs», referiu, na homilia da Eucaristia.

«Quero exortar-vos a não parar com a obra de evangelização, que não é proselitismo. O anúncio cristão que recebestes deve ser sempre levado aos outros, o Evangelho da proximidade de Deus pede para ser expresso no amor pelos irmãos», disse Francisco.

(Com informação da Agência Fides e VaticanNews)