Economia sem tráfico de pessoas

Economia sem tráfico de pessoas

30/01/2021

O Dia Mundial de oração e reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos 2021, que se celebra a 8 de Fevereiro, vai destacar umas das principais causas do tráfico de pessoas: «o modelo económico dominante, cujos limites e contradições são agravados pela pandemia de covid-19».

A rede Talitha Kum explica que o tráfico de pessoas é parte integrante desta "economia": as pessoas que são vítimas do tráfico como "mercadorias" são inseridas nas engrenagens de uma globalização regida pela especulação financeira e pela concorrência "abaixo do custo". É necessária uma visão “estrutural e global” do tráfico para desequilibrar todos aqueles mecanismos perversos que alimentam a oferta e a procura de “pessoas para explorar”, porque é o coração de toda a economia que está doente.

Pelo contrário, «uma economia sem tráfico é uma economia que valoriza e zela pelo ser humano e pela natureza, que incluem e não explora os mais vulneráveis», informa a Rede Internacional da Vida Consagrada para a erradicação do Trafico de Pessoas.

«Queremos uma economia que não seja apoiada pelo tráfico, a ilegalidade e a exploração. Queremos uma economia que promova a vida e a dignidade de cada pessoa, um trabalho decente para todas e para todos», afirma a irmã Gabriella Bottani, missionária comboniana e coordenadora internacional da Talitha Kum.

 

Nesta perspectiva, o Comité Internacional do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o tráfico de pessoas participa da "Economia de Francisco": o grande movimento de jovens economistas, empresários e agentes de transformação de todo o mundo convocados pelo Papa Francisco para compartilhar ideias e projectar iniciativas para a promoção do desenvolvimento humano integral e sustentável, no espírito de Francisco.

Assim, A rede Talitha Kum organiza nesse dia uma maratona mundial online, com orações e testemunhos de pessoas envolvidas no combate ao tráfico humano, ao longo de sete horas e em cinco idiomas.

Pode acompanhar, a partir das 10h00, aqui: https://www.youtube.com/c/preghieracontrotratta