Francisco ajuda deslocados de Cabo Delgado

Francisco ajuda deslocados de Cabo Delgado

13/12/2020

O Papa Francisco enviou um donativo de 100 mil euros à diocese de Pemba, em Moçambique, informou o bispo, D. Luiz Lisboa, com o qual vão ser «construídos dois centros de saúde». O prelado explica que «existem dois centros de saúde, um em Chiúre, o distrito mais populoso de Cabo Delgado, e outro em Montepuez, no sudoeste da província, longe dos ataques dos rebeldes e um dos locais seguros para onde os deslocados internos tentam escapar».

A decisão da construção de dois centros de saúde, com a ajuda do papa, foi «tomada após consulta aos responsáveis ​​pela assistência aos deslocados», refere o bispo, em declarações divulgadas pelo portal Vatican News.

D. Luiz sublinha que, para as «famílias que fogem da guerra, metade delas crianças, os cuidados de saúde estão entre as principais necessidades», depois de «terem perdido tudo».

«Dentro de dois a três meses os dois centros deverão começar a atender os deslocados», referiu.

D. Fernando Luiz Lisboa aponta que o «mundo inteiro deve ser responsável» por esta crise em Cabo Delgado, mas destaca a intervenção do Santo Padre, que tem «permitido manter viva a atenção internacional» sobre a província moçambicana também numa perspectiva de futuro. «Se a guerra acabasse hoje, ainda seriam necessários vários anos para reconstruir o tecido social da província», afirma.

A região de Cabo Delgado é assolada desde 2017 por uma insurreição liderada por um grupo que se autoproclamou filiado ao Estado Islâmico, o que resultou na morte de mais de 2300 pessoas e no deslocamento de pelo menos 600 mil habitantes.