Jovens portugueses recebem os símbolos das JMJ

Jovens portugueses recebem os símbolos das JMJ

23/11/2020

O Papa Francisco presidiu à Missa na Solenidade de Cristo Rei, na basílica de São Pedro em Roma, onde os jovens do Panamá entregaram os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, aos jovens de Portugal.

«É um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa, em 2023», disse o papa no final da Missa a que presidiu, na Basílica de São Pedro.

«Dirijo uma saudação particular aos jovens panamenhos e portugueses, aqui representados por duas delegações que, em breve, realizarão o gesto significativo da passagem da Cruz e do Ícone de Maria ‘Salus Populi Romani’, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude», referiu Francisco.

O pontífice anunciou ainda novidades relativamente à celebração da JMJ a nível diocesano: «Passados 35 anos da instituição da JMJ, depois de ter ouvido o parecer de várias pessoas e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – que é competente no que se refere à Pastoral Juvenil – decidi transferir, a partir do próximo ano, a celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei».

«No centro, continua a estar o Mistério de Jesus Cristo Redentor do homem, como sempre destacou São João Paulo II, iniciador e patrono da JMJ», acrescentou.

O gesto simbólico passagem da Cruz, dos jovens do Panamá para os de Lisboa estava previsto para o último Domingo de Ramos (5 de Abril), mas foi adiado por causa da pandemia.

A cruz da JMJ, primeiro símbolo da jornada, é feita em madeira e tem 3,8 metros de altura. Foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em 1984. Desde então, a cruz já esteve em quase 90 países dos cinco continentes. Já a réplica do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (salvadora do povo romano), retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços e foi introduzido como segundo símbolo da JMJ por João Paulo II, em 2000.

A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. A próxima edição ocorrerá em Lisboa em 2023 tem como lema «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39).