Colaborar para construir

Colaborar para construir

25/09/2020

No domingo 27 de Setembro celebra-se o 106 º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco é "Forçados como Jesus Cristo a partir", que parte da experiência de Jesus deslocado e refugiado com os seus pais.

Na mensagem para este dia, o Papa Francisco afirma que «frequentemente, quando falamos de migrantes e deslocados, limitamo-nos à questão do seu número. Mas não se trata de números; trata-se de pessoas! Se as encontrarmos, chegaremos a conhecê-las. E conhecendo as suas histórias, conseguiremos compreender. Poderemos compreender, por exemplo, que a precariedade, que estamos dolorosamente a experimentar por causa da pandemia, é um elemento constante na vida dos deslocados.»

Veja o vídeo:

É neste sentido que a Seção Migrantes do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, tem preparado uma série de vídeos com histórias de migrantes de refugiados.

O sexto vídeo apresenta a história de Lorena Margarita Lojano, uma colombiana que teve de fugir de Chibolo Magdalena, a sua aldeia. A sua experiência ilustra o ponto da mensagem do papa em que menciona que «é necessário colaborar para construir». Escreve Francisco: «A construção do Reino de Deus é um compromisso comum a todos os cristãos e, para isso, é necessário que aprendamos a colaborar, sem nos deixarmos tentar por invejas, discórdias e divisões».

Devido à violência, Lorena e a sua família foram obrigados a deslocar-se para Bogotá, a capital da Colômbia. Graças ao apoio da Igreja, em particular dos Jesuítas, ela pôde iniciar um pequeno negócio e começar uma nova vida.