Apoio aos afectados pela pandemia

Apoio aos afectados pela pandemia

04/09/2020

O fundo instituído pelo Papa Francisco junto às Pontifícias Obras Missionárias continua a prestar ajuda às populações e da Igreja missionária.

O Papa Francisco afirmou, na audiência geral de 19 de Agosto, que «a pandemia acentuou a difícil situação dos pobres e o grande desequilíbrio que reina no mundo. E o vírus, sem excluir ninguém, encontrou grandes desigualdades e discriminações no seu caminho devastador. E aumentou». Assim, as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) há vários meses que está a responder aos pedidos de dioceses de todo o mundo missionário, marcado pela pobreza e pelas desigualdades que se agravaram neste período. As últimas ajudas foram enviadas a várias circunscrições eclesiásticas da África e da América Latina.

Na Zâmbia, os recursos enviados serão usados na Diocese de Solwezi para a compra de alimentos e material de proteção para as famílias mais carentes.

Em Madagascar, a diocese de Farafangana, que vive uma situação semelhante à de todo o país, sofreu graves consequências em todos os sectores: o isolamento bloqueou os agricultores e pequenos comerciantes que sobreviveram vendendo seus produtos nos mercados.

Na Colômbia, a ajuda do Fundo das OMP servirá para apoiar os sacerdotes do Vicariato Apostólico de Puerto Carreno, empenhados na evangelização de indígenas, camponeses e colonos.

No Vicariato Apostólico de Napo, é necessário garantir a alimentação e meios de transporte para 24 sacerdotes que se empenham ativamente no anúncio do Evangelho e nas obras de assistência social.

(Com informação da Agência Fides)