Francisco alerta para impacto da pandemia nos trabalhadores

Francisco alerta para impacto da pandemia nos trabalhadores

03/08/2020

O Papa Francisco alertou ontem no Vaticano para o impacto da crise económica provocada pela pandemia sobre os trabalhadores, apelando a uma resposta conjunta dos responsáveis políticos e económicos.

“Espero que, com o compromisso convergente de todos os líderes políticos e económicos, o trabalho seja relançado: sem trabalho, as famílias e a sociedade não podem seguir em frente. Vamos rezar por isto, porque é e será um problema do pós-pandemia”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

Perante centenas de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco manifestou a sua preocupação com “a pobreza, a falta de trabalho”.

“São necessárias muita solidariedade, muita criatividade para resolver este problema”, sublinhou.

Antes, na sua reflexão dominical, o Papa tinha defendido que “o caminho da fraternidade é essencial para enfrentar a pobreza e o sofrimento deste mundo, especialmente neste momento, grave”.

Partindo do relato evangélico do milagre da multiplicação dos pães, Francisco sublinhou que a “lógica de Deus”, proposta aos cristãos, é a “lógica de tomar conta do outro, a lógica de não lavar as mãos, a lógica de não desviar o olhar para lado”.

Para terminar, Francisco desejou aos presentes na recitação do ângelus e a todas as pessoas que seguiam a oração através dos meios de comunicação social, um período de férias marcado pela natureza e a espiritualidade.