Igreja em Cuba tem a sua primeira rádio na Internet

Igreja em Cuba tem a sua primeira rádio na Internet

27/07/2020

Graças ao compromisso de um grupo de jovens comunicadores, que procuram difundir a mensagem do Evangelho e da Igreja pela Internet, começou a funcionar a primeira estação católica virtual de rádio em Cuba: RCJ Rádio – el sonido de la esperanza. A rádio surge como “uma emissora on-line e permanente de programas de rádio produzidos pela Igreja em Cuba e de outras partes do mundo”, declarou Rubén de la Trinidad, fundador e um dos diretores da Rede Católica Juvenil (RCJ), responsável pela rádio, à Inter Press Service.

A Rede Católica Juvenil (RCJ) nasceu em fevereiro de 2019. É uma comunidade com presença nas redes sociais e conta com o apoio da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC). Tem como objetivo formar e informar a comunidade católica cubana por meio das redes sociais, construir pontes e conectar os seus membros no país do Caribe ou no exterior, bem como incentivar os jovens a comprometerem-se concretamente com a vida cristã, segundo os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.

Esta estação de rádio católica é uma novidade “porque em Cuba, embora a Igreja tenha acesso aos meios de comunicação de massa, não possui canal de televisão ou estação de rádio”, observou Rubén de la Trinidad, ainda que o artigo 55 da Constituição da República, vigente desde 2019, reconheça a liberdade de imprensa, “em conformidade com a lei e os fins da sociedade”.

A programação da rádio é variada e inclui noticiários, música, temas de reflexão, materiais provenientes de algumas paróquias e que é realizado por uma rede de corresponsáveis nas dioceses, além dos noticiários matutinos e vespertinos da Vatican News.