Falta de liderança política atrapalha o combate à pandemia

Falta de liderança política atrapalha o combate à pandemia

23/07/2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a falta de liderança política e as disputas partidárias em alguns países atrapalham e até pioram o combate à pandemia do coronavírus.

“Um dos maiores problemas que enfrentamos é a politização da pandemia. As disputas partidárias só pioraram a situação. O importante é que a solução seja fundamentada na ciência e na solidariedade”, afirmou o diretor geral da OMS Tedros Adhanon numa entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 23 de julho.

Tedros fez as afirmações acima após ser questionado pelos jornalistas sobre os recentes ataques de políticos dos Estados Unidos à OMS.

A OMS alerta ainda para o facto de que quase metade de todos os casos de coronavírus no mundo estão concentrados em apenas três países: Estados Unidos, Brasil e Índia.

“Embora todos os países tenham sido afetados, continuamos a ver intensa transmissão num grupo relativamente pequeno de países”, disse Tedros.

Mais de 15 milhões de casos de Covid-19 já foram comunicados à OMS, além de quase 620 mil mortes em todo o mundo.

Neste momento, 136 vacinas estão a ser desenvolvidas em todo o mundo. Os testes da Universidade de Oxford, no Reino Unido, são os mais avançados.

O diretor da OMS referiu que uma vez que a vacina contra a Covid-19 estiver pronta, o medicamento deverá ser tratado pelos países como um “bem público global”, e que os governos devem comprometer-se em garantir uma distribuição justa da vacina.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, de 55 anos, nasceu em Asmara, capital da Eritreia. É doutorado em saúde pública pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, mestre em Imunologia de Doenças Infeciosas pela Universidade de Londres e graduado em Biologia.