Após segundo surto, RD Congo declara o fim do Ébola

Após segundo surto, RD Congo declara o fim do Ébola

25/06/2020

As autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC) anunciaram nesta quinta-feira, 25 de junho, que chegou ao fim o segundo surto de Ébola no país. No início deste mês, havia sido declarado um novo surto da doença com a identificação de seis novos casos, sendo que quatro doentes faleceram.

Após quase dois anos do anúncio do surto, em agosto de 2018, a epidemia causou a morte de 2.287 pessoas. Outros 1.171 doentes foram curados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa vitória deve-se aos cerca de 16 mil trabalhadores locais e aos milhares de voluntários que foram treinados e realizaram o contacto com as pessoas. A vacina e os tratamentos eficazes poderão agora ser usados em novos surtos. Mais de 300 mil pessoas foram vacinadas.

O conflito armado, a violência contra os profissionais de saúde e a desconfiança do povo foram grandes obstáculos que atrasaram o fim da epidemia.

O responsável da OMS para a África, Matshidiso Moeti, reconheceu que “não foi uma tarefa fácil” e que houve alturas que parecia “uma missão impossível”.

Contudo, o fim do Ébola é um sinal de esperança para a região e para o mundo”, referiu Moeti.