Actividade terrorista causou milhões de novos deslocados em África

Actividade terrorista causou milhões de novos deslocados em África

23/06/2020

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou um alerta para o aumento da actividade terrorista em África, nomeadamente na região subsariana, que causou milhões de novos deslocados.

De acordo com Regina Lynch, Directora de Projectos da Fundação AIS, “o aumento das operações de grupos jihadistas na região do Sahel, como é o caso de Burkina Faso, Camarões e Nigéria, está na origem de mais de 4,6 milhões de novos deslocados ao longo de 2019”.

No ano passado, a região da África subsaariana terá sido mesmo das áreas do globo onde mais pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas para fugir da violência.

De acordo com um relatório das Nações Unidas (ONU) lançado para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado a 20 de junho, o número global de deslocados no mundo é de 79,5 milhões.

Para a Fundação AIS, o aumento de violência terrorista na região do Sahel, em África, gera uma enorme preocupação já que a região possui muitas comunidades cristãs que estão a ser alvo dos grupos jihadistas.