Igreja apoia afectados pela covid-19

Igreja apoia afectados pela covid-19

10/06/2020

O Papa Francisco criou o Fundo de Emergência, gerido pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP), para apoiar, neste contexto da pandemia causada pela covid-19, as Igrejas dos países de missão. O trabalho continua a realizar-se, prestando ajuda às populações desses territórios, pessoas que vivem em situações económicas, sociais e de saúde extremamente precárias. Situação agravada pelas sérias dificuldades causadas pela covid-19. Para continuar seu trabalho de evangelização e promoção humana, além de ajudar a conter a pandemia, as Igrejas locais estão fazendo enormes sacrifícios, mas neste momento precisam de ajuda extraordinária, como demonstram os seguintes exemplos.
Na Colômbia, no Vicariato Apostólico de Guapi, localizado ao longo da costa do Pacífico, sofre há muitos anos pela violência, corrupção e pobreza. A quarentena para conter a pandemia resultou em uma verdadeira emergência alimentar e económica. O Vicariato esgotou seus já escassos recursos para apoiar os sacerdotes, funcionários e filhos do Lar Mónica, e não há fundos disponíveis para o futuro.
No Uganda, o Bispo da Diocese de Soroti, no nordeste do país, pediu o apoio do Fundo para continuar a evangelização e o apostolado através do rádio e dos meios digitais, bem como para garantir que as medidas de higiene preventiva sejam respeitadas nas comunidades sacerdotais e nas igrejas e capelas frequentadas pelos fiéis para oração pessoal.
Na Libéria, a Diocese de Monróvia pediu ajuda para apoiar 60 catequistas e 30 paróquias, que garantem a evangelização e a administração dos sacramentos, além de oferecer uma contribuição às consequências sociais do isolamento, como a violência doméstica e o estresse psicológico. (Fonte: Agência Fides; Foto:123RF)