"Não podemos ser saudáveis num mundo doente"

"Não podemos ser saudáveis num mundo doente"

05/06/2020

No dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma oportunidade para reflectir sobre o que temos de fazer para cuidar da casa comum.

O Papa Francisco enviou uma carta ao presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, pois este ano seria em Bogotá, capital do país, que se centrariam as celebrações internacionais, mas que, por causa da covid-19, se realizam de forma virtual.

O Papa Francisco recorda no texto, que "as feridas causadas à nossa mãe Terra são feridas que também sangram em nós. O cuidado dos ecossistemas precisa olhar para o futuro, que não fique apenas no imediato, buscando um lucro rápido e fácil. Um olhar cheio de vida e que busca a preservação em benefício de todos".

“Não podemos ficar calados diante do clamor quando comprovamos os custos muito elevados da destruição e exploração do ecossistema”, afirma ainda o Santo Padre. E sublinha que “não é hora de continuar olhando para o outro lado, indiferentes aos sinais de um planeta que está sendo saqueado e violado, pela avidez da ganância e em nome, muitas vezes, do progresso.”

Francisco lembra que, recentemente, foi comemorado o V aniversário da carta encíclica Laudato si', que chama a atenção para o grito lançado pela Mãe Terra. “Também os convido a participar do ano especial que anunciei para reflectir à luz desse documento. E assim, todos juntos, tornar-nos mais conscientes do cuidado e proteção de nossa Casa Comum, bem como de nossos irmãos e irmãs mais frágeis e descartados da sociedade”.