Semana Laudato Si': ouvir o «clamor dos pobres e da terra»

Semana Laudato Si': ouvir o «clamor dos pobres e da terra»

20/05/2020

D. Luis Antonio Tagle, presidente da Confederação Internacional da Cáritas associou-se à celebração da Semana Laudato Si’, convocada pelo Papa Francisco para promover uma maior consciência ecológica, alertando para as condições precárias de milhões de pessoas em todo o planeta.

«Nalgumas partes do mundo, os bebés nascem, as crianças crescem e os adultos enfrentam o fim das suas vidas vivendo e trabalhando no lixo venenoso, criado e descartado por outros. Noutras partes, as pessoas vivem na corda bamba entre inundações e secas e graves injustiças. Nesses lugares, a vida é lentamente estrangulada desde o início», explica o cardeal filipino.

Numa mensagem para a Semana Laudato Si’, que termina no próximo domingo, o presidente da Caritas Internationalis acrescenta que «este não é o projecto de Deus para a humanidade e para a Terra».

«Quanto mais rápida é a vida, mais consumimos, mais desperdiçamos e movemo-nos mais longe de Deus e dos pobres. Com esse consumo excessivo, surge um peso – não apenas físico, mas também espiritual. Reunimos tantas coisas nas nossas cabeças e vidas que mais um pensamento, facto ou responsabilidade nos leva à letargia», acrescenta.

O Papa Francisco convida os católicos a celebrar Semana Laudato Si’ – 16 a 26 de maio –, assinalando o quinto aniversário da sua encíclica ecológica e social.