Acção urgente e global em defesa da Amazónia

Acção urgente e global em defesa da Amazónia

18/05/2020

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), divulgou nesta segunda-feira, 18 de Maio, um comunicado em que convoca todos os povos indígenas amazónicos, a sociedade civil, a Igreja Católica e todas as denominações religiosas preocupadas para com o cuidado da Criação, os governos, as instituições internacionais de direitos humanos e todas as pessoas de boa vontade, para uma acção global e unitária em defesa da «Amazónia querida, com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério» e evitar uma tragédia humanitária e ambiental na região.

O texto da REPAM denuncia que «uma força enorme de proporções nunca vistas está devastando a Amazónia, em duas dimensões que se combinam de forma brutal: a pandemia de covid-19, atingindo corpos vulnerabilizados, e o aumento descontrolado da violência sobre os territórios. A dor e o grito dos povos e da terra se fundem em um mesmo clamor».

«Nos diversos países da Pan-Amazónia a Igreja está ecoando apelos e pedidos de socorro, num contexto que ameaça a sobrevivência desse bioma e de seus povos», assinala a REPAM.